Resenha sobre o livro A Língua de Eulália, de MARCOS BAGNO.

Páginas: 3 (570 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
RESENHA SOBRE O LIVRO A LÍNGUA DE EULÁLIA, DE MARCOS BAGNO.

BAGNO, Marcos. A Língua de Eulália: novela Sócio-linguística. 16ª ed. São Paulo: Contexto, 2008, pp. 17-41.


O texto de Marcos Bagnoaborda a língua como uma extensa variedade. Explicitando que a linguagem não só provém de uma estrutura rígida, mas de certa forma, flexível. Exibe a comparação entre o português de origem – o dePortugal – e o nosso português usual e atual, onde não só há diferenças em estrutura linguística, mas também em significado, pronúncia, etc. É falado também sobre as diferenças linguísticas regionais queexistem no país: sotaques, verbetes, palavras típicas – que mudam seu significado de região para região ou, simplesmente, existem de outra forma.
O autor aborda, além das diferenças geográficaslinguísticas, a nossa realidade de que gênero, classe social e grau de instrução influenciam bastante no modo de falar das pessoas. Como se cada um de nós tivéssemos uma variedade única da língua, masque não impede que nos comuniquemos, já que se trata de uma mesma língua, porém com infinitas variações.
É transmitida a mudança da língua, falada e escrita, diante do tempo. Um exemplo que nospermite refletir sobre esta ideia de variação da linguagem, tendo em vista que se analisarmos escritos de séculos passados, não teremos muito êxito em sua compreensão. Observando-se que muitas, senão amaioria das palavras ou foram esquecidas no português antigo, ou foram “aprimoradas” para o português brasileiro, que utilizamos hoje. Pois tais escritos seculares têm uma forma totalmente voltada para oportuguês de Portugal, onde tínhamos toda influencia colonizadora ao nosso redor e convívio.
Entende-se pelo texto que o português não é uma língua, propriamente dita, mas sim um conjunto devariações onde todos se entendem e conseguem interagir, linguisticamente falando. O que, de fato, seria a língua portuguesa é a norma-padrão, que atua de forma mais estruturada, organizada. E olhando a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A língua de eulália
  • Resenha de a língua de eulália, a novela sociolingüística, bagno, marcos. editora contexto, 1997.
  • Resenha: o livro a lingua de eulália
  • Resenha do livro A língua de Eulália
  • Resenha do livro "a língua de eulália"
  • Resenha do livro a lingua de eulália
  • Vende-se casas – a língua de eulália marcos bagno
  • Resenha Critica sobre o livro pesquisa na escola de Marcos Bagno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!