RESENHA SOBRE O FILME “LÍNGUA- VIDAS EM PORTUGUÊS”.

568 palavras 3 páginas
O debate sobre as múltiplas variedades que uma língua possui ganha cada vez mais espaço não só no mundo acadêmico, mas também na sociedade como um todo. Apesar de recentes, os estudos sobre as variedades vêm ganhando força com o intuito de desmitificar a ideia de que existe uma forma certa de falar.
É nesse cenário que surge em 2004, o documentário “Língua – Vidas em Português”. Dirigido por Victor Lopes (mesmo diretor de “Serra Pelada – A lenda da Montanha de Ouro”), que mostra a relação entre falantes de português e a própria Língua Portuguesa. No decorrer do documentário, são apresentadas entrevistas com personalidades de prestigio no mundo da literatura e da musica como Martinho da Vila, Jose Saramago, Mia Couto e Joao Ubaldo Ribeiro, mas também conta com a participação de pessoas comuns, em suas respectivas realidades e realizações de fala. São apresentados relatos dos falantes onde o português é língua oficial (como o Brasil, Portugal) e relatos de falantes onde há uma pequena parcela da população falante da língua portuguesa, caso de Goa, de Macau, da China, do Japão.
Durante o documentário, o escritor José Saramago dá uma excelente declaração sobre a diversidade na fala do português, ele diz que “não há língua portuguesa, há línguas em português”. Tendo essa frase como

Relacionados

  • Compreender o Behaviorismo William Baum
    157092 palavras | 629 páginas
  • Compreender O Behaviorismo William Baum
    157092 palavras | 629 páginas