resenha sobre o filme tempos modernos

Páginas: 5 (1095 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2014
Resenha crítica sobre o filme Tempos Modernos
(Modern Times)












Modern Times, (Tempos Modernos, no Brasil) de 1936, dirigido, escrito e produzido por Charlie Chaplin ao lado de Paulo Goddard. Trata-se de um filme em preto e branco e parcialmente mudo, embora nãopossamos ouvir os diálogos entre os personagens, há uma trilha sonora. Retrata o período da Grande Depressão nos Estados Unidos, marcado por elevadas taxas de desemprego, generalização da miséria e desencantamento. O sonho do capitalista parecia estar desmoronando justamente no país considerado o berço da democracia moderna. Expõe temas que até hoje persistem, produzindo uma profunda cumplicidade nostelespectadores com os personagens resultando em uma reflexão sobre suas próprias escolhas e expectativas.
A primeira imagem é um relógio que marca aproximadamente seis da manhã. Após os créditos do filme, na tela é apresentado: “Tempos modernos. Uma história de indústria, de empreendimento individual – a humanidade em sua cruzada em busca da felicidade”.
Posteriormente, é possível visualizarde um ponto mais alto, um rebanho de ovelhas brancas e apenas uma negra, logo essa imagem é substituída por operários apressados saindo do metrô em direção à fábrica. Os operários chegam para mais um dia de trabalho, um apito soa e o encarregado liga as máquinas num painel de alavancas. Em seu escritório, o dono da fábrica observa tudo através de um monitor enquanto os encarregados ouvematentamente suas ordens. O processo de produção é iniciado, os movimentos dos operários são rápidos e repetitivos, ritmados e precisos, talvez não saibam ao certo o que produzem, mas têm consciência de que não podem parar. O “rebanho” trabalha em cadeia até o momento que a “ovelha negra” destrói a ordem e a disciplina; Eles trabalham encaixando parafusos e apertando roscas de maneira mecânica sobre placasem uma esteira que corre à frente deles, não é permitido conversar ou qualquer outro movimento que desvie a atenção da produção. Todos têm consciência disso, menos Carlitos que ao espantar uma mosca que o importuna, provoca a desestabilização de toda a cadeia de produção.
O dono da fábrica busca ultrapassar a concorrência, reduzir os custos e consequentemente intensificar a produção. Por isso,aceita a demonstração de uma máquina alimentar que promete diminuir o horário de almoço, mas ela funciona de forma descontrolada, o que foi o suficiente para o dono decretá-la como sem utilidade, uma vez que não era prática. Ao término do dia, os operários estão exaustos e mesmo assim, o dono ordena que seja acelerado o processo produtivo, Carlitos tenta acompanhar o ritmo, mas sua tentativa éineficaz, pois é engolido pelas engrenagens circulares que compõem a máquina, então o “rebanho” passa a acompanhar atentamente, a “ovelha negra” ser possuída por uma espécie de transe. Depois é levado ao manicômio e ao sair, o médico o aconselha a ir com calma e evitar excitações, o que provoca a reflexão: será possível ter uma vida sossegada nestes tempos modernos?
Emerge um período de crise edesemprego, em meio a marchas com cartazes que pregam a união e a liberdade, alheio a multidão, Carlitos inocentemente gesticula como se fizesse parte do grupo, então é preso como líder comunista. Quando é liberado da prisão, se entristece, pois o que o aguardava fora dela era fome e desemprego, por isso suplica: “Não posso ficar mais um pouco? Sou tão feliz aqui...”

Há uma personagem no filme querepresenta o quadro de pauperização, é uma adolescente que se recusa a passar fome. Órfã, passaria a ser responsabilidade do Estado, porém a jovem consegue escapar. A garota cruza com Carlitos em uma de suas tentativas de ser pego e retornar para a cadeia, permitindo que ela fuja, assumindo a culpa. O encontro produz uma mudança em Carlitos, que desiste de seu objetivo de retorno a presidiária e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha sobre o filme tempos modernos de charles chaplin
  • Resenha sobre o filme Tempos Modernos de Charles Chaplin
  • Resenha sobre o filme Tempos Modernos e 5s
  • Resenha do filme tempos modernos
  • resenha do Filme tempos modernos
  • resenha do filme tempos modernos
  • Resenha do filme tempos modernos
  • Resenha do Filme Tempos Modernos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!