Resenha sobre o documentário - "Pro dia nascer feliz"

Páginas: 5 (1063 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A resenha a seguir visa fazer uma análise aprofundada sobre o documentário "Pro dia nascer feliz" e falar sobre o cenário das escolas no Brasil e sobre aspectos da didática, qualidade do ensino, relações interpessoais, sexualidade e muitos outros pontos.
O documentário mostra um pouco como é o ambiente e as pessoas de algumas escolas de regiões diferentes do país. É bem nítido a diferenciaçãodas escolas dependendo de suas localidades e mais ainda quando são de ensino público e privado. Pode se perceber que escolas públicas das regiões norte e nordeste sofrem de muita precariedade física, financeira e social. O documentário exibe uma escola do nordeste, que fica em uma das cidades mais pobres do Brasil onde as salas de aula não fornecem condições dignas tanto para alunos, quanto paraprofessores. Não se tem recursos básicos para se promover um ensino de qualidade como material didático, mesas e cadeiras que na escola em questão estão quebrados, falta de energia elétrica e de água, onde nem se tem um banheiro minimamente decente para se fazer suas necessidades. Mostra a rotina de alguns alunos de cidades próximas que viajam cerca de 30 quilômetros em ônibus fornecidos pelasprefeituras para que possam assistir aula.
Em uma escola pública do Rio de Janeiro, em Duque de Caxias, existe a convivência com a falta de recursos, precariedade e contato direto e indireto com o tráfico de drogas e a violência que é bem próxima do ambiente da escola. Professores faltam as aulas e alunos por consequência ficam sem conteúdo. Casos de agressão e violência se tornam frequentes naescola.
Existem diferenças culturais dependendo das regiões. No nordeste reparei que a cultura da poesia é bem forte, no Rio de Janeiro por exemplo existem influências musicais, de escolas de samba e bandas de instrumentos de batuque.
A escola, como é mostrada no documentário, é um espaço em que o jovem está entrando em contato com mundo e se socializando, se conhecendo e conhecendo novas pessoas, e éum espaço onde eles expressam seus sentimentos e absorvem conteúdos não somente didáticos mas conteúdos aos quais eles levam para a sua vida fora da escola e que se refletem no social, na família e no mundo em que ela está inserida.
É um local onde os jovens se relacionam entre sim, criando vínculos e laços, onde amizades são formadas e inimizades também. Existe também a relação comprofessores, equipe escolar, diretoria, projetos extra-classe. Todas essas relações e como eles agem e se apresentam não formam esse jovem. No documentário mostrou casos de alunos que entre eles demonstram atitudes agressivas, ocorrendo casos de abuso e violência. Relações conturbadas e também sadias com professores, alguns veem o professor como inimigo ou uma figura autoritária e outros como uma figura deparceria.
O comportamento muda muito dependendo de escola e de localidade. Temos jovens que estão empenhados em estudar e se mostram muito esforçados, fazendo sacrifícios para conseguir seguir em sua formação. Existem jovens que frequentam as aulas sem ter vontade de estar ali, somente para passar tempo, existem jovens que são cobrados excessivamente em suas rotinas e que se mostram infelizes einsatisfeitos.
Algo muito importante mostrado, são os projetos extra-classe. Na escola de Duque de Caxias, existe um aluno que parece não ter bom desempenho nas disciplinas mas é bem participativo e ativo no projeto da banda. Assim como outros que mostram bastante interesse em oficinas de arte, poesia, filosofia. Mostra como se fosse algo para aliviar a tensão e amenizar a rotina desgastante queos alunos tem para com as obrigações da escola. São momentos em que eles se sentem livre para se expressar e extravasar suas energias.
Alguns temem a reprovação e se mostram inseguros, com medo do futuro. As inseguranças em relação a tudo são bem nítidas. Muitos criam formas de lidar com essas emoções e sentimentos. Portanto alguns se dedicarão ao máximo em suas tarefas para atender as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA CRITICA DO DOCUMENTARIO PRO DIA NASCER FELIZ
  • Documentário Pro Dia Nascer Feliz, Resenha
  • Resenha do Documentário Pro dia Nascer Feliz
  • Resenha do documentario pro dia nascer feliz
  • Resenha do documentário "Pro dia nascer feliz"
  • Resenha do documentário Pro dia nascer feliz
  • Resenha do documentário Pro Dia Nascer Feliz
  • Questões sobre o documentário “Pro Dia Nascer Feliz”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!