Resenha sobre a importância do planejamento estratégico

Páginas: 5 (1011 palavras) Publicado: 3 de maio de 2014
A importância do planejamento estratégico

DAGNINO, Renato Peixoto. Planejamento Estratégico Governamental – 2 ed. reimp. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2012. Pág. 63 – 150.

Hoje em dia é difícil pensar em uma ação, seja governamental ou não governamental, sem que haja um planejamento de tais ações. Sobretudo em relação aos setores governamentais, éimprescindível que todas as estratégias estejam pautadas em um planejamento mínimo.
Diante disso, surgem algumas formas de planejamento, entre elas o Planejamento Estratégico Situacional (PES) que tem por objetivo ser um método alternativo ao planejamento tradicional, levando em consideração o caráter situacional e estratégico das problemáticas, sobretudo latino-americanas.
Tal abordagem leva emconsideração as mais diferenciadas maneiras de se abordar um fenômeno, haja vista que pensar em intervenções a partir de uma única visão de mundo pode explicar determinado acontecimento de maneira muito simplória, atendendo a recortes muitas vezes pouco imparciais.
Esta maneira de se abordar a realidade é importante, pois considera os variados aspectos que permeiam determinada situação, levando assima um conhecimento mais global de cada fenômeno. Apesar disso, há de se considerar que é muito difícil ter o controle total daquilo que está ocorrendo em cada região, o que nos leva a imaginar que não há a certeza de atingir a uma situação “ideal”. É necessário reconhecer as limitações que o governo tem para resolver as problemáticas de determinada nação.
No PES, possuímos duas metodologias aserem utilizadas: a Metodologia de Diagnósticos de Situações (MDS) e a Metodologia de Planejamento de Situações (MPS). A primeira refere-se a um modelo descritivo da realidade complexa, já a segunda busca contemplar a elaboração de estratégias voltadas para alterar uma configuração atual descrita.
Diante destas metodologias, o gestor público tem o dever de cumprir algumas etapas no processo deplanejamento. Podemos destacar entre os quais, o diagnóstico, a formulação, a estratégia e a operação do planejamento.
No diagnóstico, é a fase na qual deve-se explicar a realidade sobre a qual pretende-se atuar e promover mudanças. É uma fase fundamental, pois é nesta em que é feito o levantamento das demandas importantes frente a problemática que se pretende trabalhar. É importante que o gestorpúblico tenha um olhar amplo frente a situação, de forma a não desconsiderar fatores relevantes no decorrer do processo. Conforme foi citado, levar em consideração apenas um olhar tido como a “verdade”, não é o ideal para o gestor, pois deve-se listar os problemas de acordo com a visão do maior número de atores possíveis que sejam participantes do contexto.
A formulação do problema é uma fase decisiva,haja vista que é nela que se expressa a situação que se deseja alcançar. Sabe-se que nem todos os problemas serão resolvidos somente com algumas ações. As ações de planejamento devem ser contínuas, sempre com a realização de avaliações daquilo que fora executado e também da evolução do problema.
A parte do estratégia é uma das mais importantes. Nela o gestor e sua equipe irá pensar as maneirasde executar o que foi planejado no projeto. É necessário verificar as diversas variáveis que giram em torno da problemática em que se vai trabalhar, buscando sempre pensar em um “plano B”, caso o “plano A” seja frustrado de alguma maneira. Por isso que é necessário que o gestor busque o trabalho em equipe, qualificando-a para o trabalho.
A operação é a última etapa deste processo. É quando seexecuta o planejado. O mais importante nisso tudo é realizar constantes ações de monitoramento e avaliações daquilo que foi feito. Na avaliação são destacados os pontos em que houve êxito e os pontos que necessitam de ajustes, para que nas próximas intervenções, os erros possam ser minimizados.
É importante falar, também, da capacidade de governança do gestor público. Mediante a execução do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha sobre planejamento estrategico
  • Resenha sobre Planejamento Estratégico
  • Resenha Critica Sobre Planejamento Estrategico
  • Resenha: A Importância do Planejamento Estratégico nas Organizações Públicas
  • Importância do planejamento estratégico
  • Importância do Planejamento Estratégico
  • A importancia do planejamento estrategico
  • A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA AS ORGANIZAÇÕES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!