Resenha sobre a Guerra da Iuoslávia

753 palavras 4 páginas
VIZENTINI, Paulo (1999). A fragmentação da Iugoslávia: paradigma da afirmação das estruturas hegemônicas de poder. Indicadores Econômicos FEE, 27, n.2.

O texto de Paulo Aberto Vizentini trata de abordar uma outra visão dos motivos envolvidos no conflito na região da Iugoslávia, palco de conflitos étnicos que levaram a sua posterior dissolução em 2006, o autor vem defende que a fragmentação daquele território envolveu, principalmente uma afirmação das estruturas hegemônicas de poder.
O Autor menciona que sob o comando de Josip Broz Tito a Iugoslávia foi liberta do domínio nazifascista durante a Segunda Guerra Mundial, como consequência desta libertação e também por conta do carisma entre os povos daquela região este terminou sendo legitimado como o líder daquele território, sob seu comando os comunistas iugoslavos mantiveram a autonomia de Moscou e do Ocidente capitalista, desenvolvendo uma estrutura federativa interna, segundo um modelo socialista autogestionado. No âmbito internacional sua postura tendia a neutralidade mantendo relações com blocos militares opostos como a OTAN e o Pacto de Varsóvia, além de defender uma maior abertura as nações menos desenvolvidas, através do Movimento dos Não Alinhados.
Com sua morte em 1980, o que seguiu-se foi um governo colegiado das repúblicas federais, compostos pelas seis republicas ali existentes, o que acabou ocasionando a uma grave crise interna devido problemas econômicos no Leste-Europeu, o que terminou se traduzindo num aumento dos discursos nacionalistas, levantado principalmente por grupos anticomunismo. Em meio a esse crescente sentimento de desagregação da federação iugoslava, os sérvios buscaram conservar a unidade enquanto os eslovenos e croatas, do grupo das três maiores etnias presentes ali, seguiam firmes na buscam a separação agora amparados pelo Ocidente. Como fator agravante havia a presença do fator religioso, segregando ainda mais as etnias, isso somado a sua localização, próximo da Europa

Relacionados