resenha sobre revolução industrial

Páginas: 3 (555 palavras) Publicado: 15 de dezembro de 2013
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL


A Revolução Industrial começou no Reino Unido em meados do século XVIII. Mais precisamente na Inglaterra por diversos fatores, entre eles: possuir uma burguesia muitoabonada, o país possuía a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos. Período deascensão da sociedade capitalista, onde laços sócias se desintegravam, menos os laço entre o ouro e o papel-moeda. Era a partida para o crescimento autossustentável.
“Com a Revolução Industrial ostrabalhadores perderam o controle do processo produtivo, uma vez que passaram a trabalhar para um patrão (na qualidade de empregados ou operários), perdendo a posse da matéria-prima, do produto final edo lucro. Esses trabalhadores passaram a controlar máquinas que pertenciam aos donos dos meios de produção os quais passaram a receber todos os lucros. O trabalho realizado com as máquinas ficouconhecido por maquinofatura.”(wikipédia)
Com o desempenho da indústria e do comércio ocorreu um enorme progresso tecnológico e um grande aumento da produtividade em um curto espaço de tempo.
As atividadesagrícolas já estavam predominantemente dirigidas para o mercado da época. A agricultura tinha função(produzir) de alimentar uma população não agrícola que estava em rápido crescimento;fornecer umgrande e excedente de recrutas em potencial para as cidades e as indústrias e etc..
Os governantes davam o maior incentivo as indústrias ,pois já estavam seduzidos pelos grandes lucros.
Começaram aproduzir em quantidades tão grandes e a um custo decrescente a ponto de não depender da demanda existente, mas criar o seu próprio mercado e que fomentava a atual demanda em massa. Produziam umaacelerada expansão de mercado.
Os fabricantes monopolizavam a economia mundial.
Já existia mercado para tais mercadorias “de consumo em massa”principalmente a de produtos têxteis(entre outros) e os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha sobre a Revolução Industrial de Eric Hobsbawm
  • Questões sobre a Revolução Industrial
  • Resenha de revolução industrial
  • acusações sobre a revolução industrial
  • Trabalho sobre a Revolução Industrial
  • Resenha Revolução industrial
  • Um pouco sobre revolução industrial
  • Didática sobre Revolução Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!