RESENHA SOBRE ORIENTADOR

604 palavras 3 páginas
PÓS GRADUAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL: SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO ESCOLAR

DISCIPLINA: ORIENTAÇÃO ESCOLAR: PRINCÍPIOS, MÉTODOS, PLANEJAMENTO E INTERVENÇÃO
PROFESSOR (A): REJANE GARCIA
ALUNO (A): TAMARA DALLA GIACOMASSA

O Perfil do Orientador Educacional

A figura do orientador educacional está se fazendo cada vez mais necessário nas escolas, pois, esse profissional da conta de uma série de atribuições que engrenado aos demais setores escolares garante um melhor funcionamento da escola e maior qualidade na educação.
O profissional da orientação educacional surgiu na escola brasileira por influência estrangeira para dar apoio orientando os alunos em questão de estudos e de escolha vocacional. Ao longo dos anos, a atuação do serviço de orientação educacional sofreu algumas dificuldades como não cumprimento da lei que obrigava a presença do orientador escolar nas instituições de ensino. Também a falta de profissionais com habilitação em orientação escolar, contribuíram para que não houvesse muitas escolas com esse atendimento.
Com o tempo, as definições do Orientador educacional foi se transformando e ganhando um espaço mais amplo para trabalhar nos estabelecimentos formais de ensino, porém ainda com restrições para expandir o campo de trabalho, ao passo que as escolas e redes de ensino, que por não haver no mercado de trabalho profissionais habilitados para a orientação educacional ou por falta de informações, acabam outros profissionais da área da educação fazendo uso das atribuições das atribuições do cargo em questão, como por exemplo o supervisor escolar, o pedagogo ou o psicopedagogo.
Embora exista outros profissionais que dão conta do trabalho do SOE, a função desse setor nos estabelecimentos de ensino é de extrema importância e crucial para o bom desempenho das atividades escolares.
Neste sentido, o orientador escolar age em conjunto com a equipe diretiva, pais e professores de modo a melhorar diversas questões que implique no funcionamento da

Relacionados

  • Manual de monografia
    29034 palavras | 117 páginas
  • como fazer trabalho academico
    28490 palavras | 114 páginas