Resenha sobre organizações modernas- socilogia

611 palavras 3 páginas
Resenha sobre Organizações Modernas

Identificação da obra e do autor
Amitai Etzioni. Organizações Modernas. São Paulo: Livraria Pioneira Ed, 1980.
Sociólogo norte-americano, nascido em 1929, que se debruçou principalmente sobre a “psicologia” das organizações. Opondo-se às teorias vigentes, que defendiam o caráter equilibrado das instituições sociais, considera que as sociedades, organizações, se caracterizam por processos dinâmicos que implicam modificações, que seriam essenciais para o progresso das instituições e organizações sociais.
Apreciação Crítica A obra Organizações Modernas, remete à idéia de que todas as atividades realizadas pelos seres humanos são feitas dentro de uma organização, seja ela de grande ou pequeno porte, mas dotada de racionalidade para manter a coesão social. Tais organizações abrigam objetivos organizacionais, até mesmo futurísticos, como lucro, expansão, introdução de novos produtos e objetivos individuais dos membros (trabalhadores) que as compõe, muitas vezes insatisfeitos. Característica essa inconcebível com a idéia de organização.
Conforme Amitai, os objetivos são freqüentemente estabelecidos num complicado jogo de poder, devendo ser eficientes, produtivos, capazes de serem mensurados, multiplicados e expandidos e, se necessário, substituídos. Acerca da administração das organizações, surgiram diversas teorias, sendo a Clássica que se caracterizava pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. A da Relações Humanas, na qual a organização satisfatória deveria ser a mais competente, visto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica, e assim de forma muito mecânica e, posteriormente, a Teoria Estruturalista que buscava inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior. A partir de então que começa-se a pensar na

Relacionados

  • Metodologia
    41580 palavras | 167 páginas
  • Ciências
    43967 palavras | 176 páginas