Resenha sobre neurocitismo

3790 palavras 16 páginas
NEUROTICISMO

De modo similar a extroversão/ introversão, o fator N tem um forte componente hereditário. Eysenck (1967) relatou vários estudos que foram encontrados evidencias de uma base genética para traços neuróticos como ansiedade, histeria e transtornos obsessivo – compulsivos. Alem disso encontrou uma concordância maior entre gêmeos idênticos do que entre gêmeos fraternos em relação há vários comportamentos anti- sociais e associais como crimes adultos, distúrbios de comportamento infantil, homossexualidade e alcoolismo.
O neuroticismo, contudo, não sugere necessariamente uma neurose no sentido tradicional do termo.as pessoas podem obter pontuações elevadas de neuroticismo e estar livres de quaisquer sintomas psicológicos debilitantes.
Eysenck aceitava o modelo de estresse – diátese de doenças psiquiátricas, o qual sugere que algumas pessoas são vulneráveis á doença por ter uma fraqueza genética ou adquirida, que as predispõem a doença. Esta predisposição (diátese) pode interagir com o estresse para produzir um distúrbio neurótico. Eysenck considerava que as pessoas na extremidade saudável da escala N tem a capacidade de resistir a um distúrbio neurótico mesmo em períodos extremo estresse. Os indivíduos com pontuações N elevadas , no entanto pode sofrer uma reação neurótica, como consequencia de um nível minimo de estresse. Em outras palavras, quanto maior for a pontuação de neuroticismo, menor será o nível de estresse necessário para desencadear um trantorno neurótico. Uma vez que o neuroticismo pode estar combinado a diferentes pontos na escala de extroversão, uma única sindrome não pode definir o comportamento neurótico. Assim, várias pessoas podem ter pontos elevados na escala N e ainda assim demonstrar sintomas bem distintos, dependendo do seu grau de introversão ou de extroversão.
O neuroticismo é uma ampla dimensão de diferenças individuais tendendo a experienciar emoções desagradáveis e aflitivas, possuindo ao mesmo tempo traços cognitivos e

Relacionados