Resenha sobre dutra e getulio: redemocratização limitada

Páginas: 7 (1678 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Durante os anos 50 a industrialização brasileira conheceu um rápido desenvolvimento e urbanização, especialmente com o desenvolvimentismo associado de JK (1956-61), depois do fracasso do nacional-desenvolvimentismo populista do segundo governo Vargas (1951-54). O desenvolvimento nacionalmente centrado de Vargas e , em menor escala, de JK, apoiava-se nas teses da CEPAL e do ISEB ( InstitutoSuperior de Estudos Brasileiros, fundado em 1955), bem como nos partidos Trabalhista Brasileiro (PTB) e Social Democrático (PSD), ambos criados por Vargas em 1945, e o Comunista do Brasil (PCB, posto na ilegalidade durante o governo Dutra -1945-50).
O governo Dutra representou um recuo aos avanços da primeira era Vargas (1930-1945), por associar-se de forma subordinada ao capital norte-americano semcontrapartidas reais para o desenvolvimento do capitalismo nacional e de divisas que possibilitassem a continuidade da industrialização, eis que este governo baseou-se políticamente em grupos vinculados aos interesses primário-exportadores e pró-norte-americanos. Mais tarde, tanto Vargas como seus sucessores civis iriam sofrer a oposição destes interesses, aglutinados na União Democrática Nacional(UDN) em, em parte, a grupos vinculados à ESG (Escola Superior de Guerra). É importante ressaltar, contudo, que os militares não formavam um grupo coeso. É certo que a maioria era opositora de um eventual regime populista que se transformasse em um regime socialista. Contudo, parcela das Forças Armadas tinham um projeto de desenvolvimento nacional que não excluía nem o capital externo, nem onacional, e tampouco o estatal. O regime militar irá, assim, adotar e avançar nos princípios esboçados pelos governos de Vargas, manterá as conquistas econômicas dos anos JK, inclusive aprofundando o desenvolvimento econômico nacional, bem como irá redimensionar a Política Externa Independente do período Jânio e Jango, em um contexto internacional mais favorável.

Em síntese, podemos dizer que oprojeto econômico do último governo Vargas foi o nacional-desenvolvimentismo, calcado na industrialização substitutiva de importações de bens manufaturados simples. A burguesia se consolida com a urbanização, assim como a classe média e o operariado. Estes grupos irão, assim, participar da vida política nacional dentro do populismo varguista, que era uma forma do líder estar acima dos partidos esegmentos sociais, e usar mecanismos institucionais, políticos, econômicos e de propaganda para, nos marcos de uma democracia, manter-se no controle do conjunto da sociedade, inclusive dos militares. Na realidade, apenas Vargas foi um líder carismático e populista no real sentido desta expressão. A criação das leis trabalhistas (CLT), de partidos como PTB (massa urbana proletária) e PSD (classes médiasurbanas e industriais progressistas), bem como a maioria dos ministérios e instituições que conhecemos hoje (BNDES, Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia, CNPQ, Petrobrás, Eletrobrás, etc.) formam parte do legado varguista que seus sucessores irão aprofundar e utilizar com propósitos de modernizar o Estado nacional. A política exterior varguista e suas limitações, seguem duas linhas: umainterna e outra externa. A primeira, os limites de encontrar uma conciliação entre forças políticas e sociais que cada vez mais eram contraditórias (PTB e PSD), bem como a perda do apoio dos setores nacionalistas das Forças Armadas em virtude dos parcos resultados econômicos e diplomáticos obtidos por Vargas, bem como pela sua vacilação em recorrer às massas populares, ou a chefes populistas detendências anti-americanas (Perón), enfraquecia a base de sustentação de sua política exterior, em um círculo vicioso. Na frente externa, o cenário agudo de Guerra Fria e de priorização, por parte dos EUA, dos temas políticos de enquadrar os países da América Latina em doutrinas de segurança nacional (anti-comunista e anti-popular), negando ajuda econômica para a continuidade do desenvolvimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA SOBRE CIDADANIA APÓS REDEMOCRATIZAÇÃO
  • Governo Dutra e Getúlio Vargas
  • Resumo sobre a redemocratização do brasil
  • Resumo Sobre A Redemocratização Do Brasil
  • Perguntas sobre Sociedade Limitada
  • resenha critica do Filme Getulio
  • Resenha do filme Getulio
  • RESENHA FILME GETÚLIO VARGAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!