Resenha sobre Cooperação Funcional da Obra “Organizações Internacionais” das autoras Andrea Hoffman e Monica Herz

1636 palavras 7 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
ANDRÉ HEDLUND

Resenha sobre Cooperação Funcional da Obra “Organizações
Internacionais” das autoras Andrea Hoffman e Monica Herz

Goiânia
2013

1. Cooperação Funcional
Pode ser definida como a cooperação em uma área específica, com abrangência global ou não. Diferentemente da cooperação na área de segurança, a cooperação funcional trata de assuntos sociais e econômicos.
Historicamente, com o desenvolvimento dos Estados, surgiu a necessidade por serviços específicos, tal como infra-estrutura, devido ao incremento das interconexões econômicas, sociais, técnicas e culturais entre as pessoas e a sociedade. Logo, criou-se uma demanda pela coordenação das atividades econômicas e sociais em nível internacional. Organizações internacionais com diversas temáticas como agricultura, saúde, patentes e condições de prisões foram criadas no século XX. Sendo assim, a cooperação exige um alto grau de institucionalização, que passa por iniciativas diplomáticas ad hoc até o estabelecimento de regimes internacionais.
Vale ressaltar que algumas instituições como a Organização Mundial do
Comércio (OMC) são referência no que diz respeito ao regime do comércio internacional, porém, o regime de direitos humanos possui uma variedade de instituições e não uma principal.
Mesmo assim, não se deve negligenciar o fato de que existem disputas políticas entre estas organizações funcionais, o que pode delimitar seu espaço de ação. Também deve-se salientar que, devido ao caráter de interligação das temáticas, é difícil limitar rigidamente a área de atuação de cada organismo internacional. Logo, algumas organizações funcionais reconhecem a necessidade de promover a cooperação entre si em seus documentos constituintes. A ONU tem acordos firmados com diversos organismos internacionais, como o Banco Mundial (BM), o Fundo Monetário
Internacional (FMI).
Existem, pois, normas produzidas pelas organizações internacionais que são

Relacionados