Resenha sobre "che guevara" de claudio tozzi

1222 palavras 5 páginas
Introdução:
Este trabalho pretende analisar uma obra de arte contemporânea, buscando entender seu contexto de produção e de sentido relacionado ao conteúdo da disciplina e à literatura indicada, que falam sobre a arte moderna, suas perspectivas, valores e significados.
A obra escolhida para a análise foi “Che Guevara”, do artista Claudio Tozzi, feita no ano de 1968. A referente obra está exposta no Museu Oscar Niemeyer de Curitiba-PR desde 4 de outubro, onde permanecerá até 23 de janeiro de 2013. O quadro está compreendido na exposição “América do Sul, a Pop Arte das contradições”, com curadoria de Paulo Herkenhoff e Rodrigo Alonso. A exposição é composta por obras de Cildo Meireles, Jorge de la Veja, Claudio Tozzi, Hélio Oiticica, Marta Minujín, Antonio Manuel, Antonio Dias, Rubens Gerchaman, entre outros.

Che Guevara, Claudio Tozzio, 1968. Massa de tinta alquídica sobre Eucatex. 175 cm x 175 cm
Análise
A obra de Claudio Tozzi integra uma exposição que, de acordo com o curador Herkenhoff, está associada ao programa da Fundación PROA, um projeto criado para mediar e incentivar o intercâmbio cultural entre países latinos, através de exposições ou edições. Nesta exposição, o contexto dos anos 60 é o critério para reunir as obras de artistas do Brasil e da Argentina, que estão relacionadas a rupturas ideológicas, de posicionamento crítico diante da política da Guerra Fria e de inserção de uma utopia socialista. Com o objetivo de enfrentamento e contestação, instaurou-se neste período uma arte mais politizada que testava os limites de liberdade de expressão. Segundo Farias (2002), “A arte estava duplamente preocupada em efetuar a crítica de um país que se urbanizava avassaladoramente e em romper o amordaçamento coletivo da expressão promovido pela ditadura militar” (:18). A Pop Arte da América do Sul recebeu referências, principalmente, da Pop Arte norte-americada e inglesa. Porém, aqui, a Pop se instaura como uma forma de expressão de resistência à guerra e

Relacionados