Resenha sobre boaventura "estudo das ciências"

Páginas: 10 (2426 palavras) Publicado: 7 de junho de 2011
Sobre o autor:
Boaventura Sousa Santos, nasceu em Coimbra a 15 Novembro de 1940. Fez doutoramento em Sociologia do Direito na Universidade de Yale.
Em 2008, aos 68 anos, fez um percurso a par da Sociologia Portuguesa. Esteve presente quando se fundou a Associação Portuguesa de Sociologia em 1985. Foi o primeiro diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. A sua obra refleteum pouco daquilo que foram as preocupações desta Ciência após 25 de Abril e as opções políticas que se foram fazendo e as suas consequências no tecido social do país.
É Professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra é também Professor visitante de outras Universidades nos EUA, Inglaterra, Brasil e Venezuela, (Wisconsin-Madison, London School of Ecomics, Universidadede São Paulo e Universidade de Los Andes), também ligado à produção de conhecimento nessa área do Saber, quer através dos cargos desempenhados como Diretor do Centro de Documentação 25 de Abril e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, e do de Diretor da Revista Critica de Ciências Sociais, quer ainda como autor de um vasto n.º de obras9 (algumas delas foram várias vezes editadas epublicadas em Inglês e Espanhol) e de artigos publicados em revistas científicas10. Boaventura Sousa Santos tem o mérito de ser um sociólogo que deu o seu contributo para a consolidação da Sociologia no nosso país.
A obra de Boaventura da Silva esta dividido em três tópicos o paradigma dominante, crise do paradigma dominante e paradigma emergente.
O primeiro momento o texto fala do modelo deracionalidade que precede a ciência moderna onde surge no séc XVI e se desenvolve no séc seguinte, e essa racionalidade cientifica é também um modelo totalitário no sentido de negar outros conhecimentos.
Os principais traços do novo paradigma cientifico estão cientes em separar o saber Aristóteles e medieval não é apenas observações dos fatos e sim sobre tudo uma ter uma nova visão do mundo e davida.
Ao contrario da ciência aristotélica, a ciência moderna desconfia sistematicamente das evidencias da nossa experiência e tais, evidencias estão na base do conhecimento vulgar. O conhecimento cientifico avança pela observação descomprometida e livre sistemática e tanto quanto possível rigorosa dos fenômenos naturais.
Boaventura traz a própria ciência para questionar o simples fato de nãoexistir apenas um conhecimento, nem verdade absoluta Galileu só reflete as deduções de Aristóteles na medida em que as acha insustentável e Einstein nos chama a atenção para os métodos experimentais de Galileu serem tão imperfeitos que só por vias de especulações ousadas poderia preencher as lacunas entre os dados empíricos.
As ideias que presidem a observação e as experimentações são as ideiasclaras e simples a partir dais quais se podem ascender um conhecimento mais profundo e rigoroso.
A matemática na ciência moderna deriva de duais consequências, primeiro conhecer significa quantificar, o rigor cientifico reforça pelo rigor das medições, em segundo lugar o método cientifico assenta na redução da complexidade. O mundo é complicado e a mente humana não pode compreender completamente,conhecer significa dividir e classificar para depois determinar relações sistemática.
Em se tratando da ciência moderna no modelo de racionalidade hegemônica o autor trás alguns percursores como Bacon, Vicon e Montesquieu para tratar o campo do comportamento social.
Para a ciência social o estatuto epistemológico e metodológico próprio com base na especificidade do ser humano é abordado duasconcepções. A primeira sujeito ao jugo positivista, no estudo das ciências sociais parte do pressuposto que as ciências naturais é uma aplicação de conhecimento universalmente válido.
Há certa separação entre ciências sociais e naturais, as teorias sociais não se dispõem de teorias explicativas elas não podem estabelecer leis universais porque os fenômenos sociais são condicionados e culturalmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha boaventura s. santos ensaio sobre as ciências
  • Resenha sobre o texto “Um discurso sobre as Ciências na transição para uma ciência...
  • Resenha comentada do texto um discuso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna, de...
  • Resenha um discurso sobre as ciências
  • resenha, um discurso sobre a ciencia
  • Resenha: um discurso sobre as ciências
  • Resenha um discurso sobre a ciencia
  • Resenha um discurso sobre as ciencias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!