Resenha sobre assedio moral no trabalho

Páginas: 5 (1111 palavras) Publicado: 15 de junho de 2015
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro











ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO: UM
ESTUDO EXPLORATÓRIO NO MUNICÍPIO DE
FORTALEZA – CEARÁ

Samira Daiha Benevides1
Fátima Regina Ney Matos2
Nemias Cardoso Figueiredo3
Kátia Lene de Araújo Lopes4


Resenha critica














Nome: Jéssica Gomes de Souza
Matrícula: 201248513-6
Disciplina : Psicologia aplicada a administração
Professor:Ronaldo Raasch



BENEVIDES, Samira; MATOS, Fátima; FIGUEIREDO, Nemias; LOPES, Kátia. Título: ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA – CEARÁ, Santa Maria: Revista Adm. UFSM, MAI/AGO 2012.

Jéssica Gomes de Souza *



O artigo Assédio moral no trabalho: um estudo exploratório no município de Fortaleza- Ceará, de Samira Daiha Benevides, Fátima Regina Ney Matos,Nemias Cardoso Figueiredo e Kátia Lene de Araújo Lopes, vem explicando a importância, gravidade, e a repercussão do assédio moral nos dias atuais, e principalmente tratando de uma pesquisa realizada entre janeiro de 2008 e dezembro de 2009 em cima dos casos relatados na cidade de Fortaleza- Ceará no Brasil. O mesmo vem falando de áreas como, o surgimento do assédio, as consequências para quemsofre, a criação de leis para tal abuso, estratégias de defesa, entre outros.
Segundo o artigo, o “assédio moral se dá pela violência psicológica extrema à qual uma pessoa é submetida por um chefe ou mesmo um colega de trabalho”. Falar de assédio em ambiente de trabalho, é algo relativamente novo, entende-se do mesmo “qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude...) que atendepor sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou à integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho” (HIRIGOYEN,2002,p.17), pode nascer como algo inofensivo, no inicio a pessoa ofendida leva na brincadeira, mas as ofensas se multiplicam e a vitima começa a achar que merece estar passando por isso. O assédio esta chegando a serconsiderado um problema de saúde publica. Como os autores citam no texto, o assédio pode constituir em verdadeiros assassinatos psíquicos, mesmo sendo uma violência indireta (FREITAS, 2011), dependendo do nível do assédio pode levar o assediado a tentar ate mesmo o suicídio.
O assédio é feito através de um processo de desqualificação da vitima, pequenos gestos, atitudes e comparações são feitas com amesma a qual passa a se sentir diminuída e desconfortável em seu ambiente de trabalho, e nem sempre o assediado é o menos inteligente, as vezes pelo contrario, o que mais se destaca, é o que mais sofre, até porque os próprios colegas de trabalho não querem que ele faça o algo a mais, para não haver cobranças no trabalho deles também, então quando chega alguém novo no setor, eles logo avisam que nãoprecisa fazer muita coisa, e já passa as orientações que só beneficia a eles próprios e não a empresa em si.
Também nos é mostrado com bastante clareza que está pratica está enraizada em empresas que são obrigadas a manter funcionários que, de alguma forma, possuem estabilidade provisória ou permanente, decorrente de lei ou ordem judicial. Como não podem demitir tais funcionários, algunsfuncionários utilizam-se desse artifício para tornar a vida de seus colegas insuportável (MORAES, 2009). Os autores deixam claro que o assédio moral não é um crime e sim um ato ilícito trabalhista, e esta havendo criações de leis para punir tais pessoas denominadas como agressores, mas ainda são escassas, e as que têm são ultrapassadas.
O texto nos mostra também que a agressão não se dá devido a umproblema psiquiátrico, mas sim de uma racionalidade fria aliada a incapacidade de considerar o bem estar do outro. Até porque o assédio é de um processo e não de um ato isolado, os autores deixa bem claro por diversas vezes que na maioria das vezes a razão pelo inicio do mesmo, é a tentativa de induzir o individuo a demissão.
Através do texto vemos que o assédio moral vem acompanhado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO SOBRE ASSÉDIO MORAL
  • Trabalho Sobre Assedio Moral
  • Trabalho sobre Assedio Moral
  • trabalho sobre assédio moral
  • TRABALHO SOBRE ASSEDIO MORAL
  • TRABALHO SOBRE ASSÉDIO MORAL NAS ORGANIZAÇÕES
  • Resenha do livro Assédio Moral no Trabalho
  • UM ESTUDO SOBRE O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!