RESENHA SOBRE AS VEIAS FECHADAS DA AMÉRICA LATINA

Páginas: 7 (1599 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2014
Após leitura e análise do artigo de Leandro Karnal “Veias fechadas da América Latina”, uma análise do clássico de divulgação histórica da América Latina: As Veias Abertas da América Latina, do autor uruguaio Eduardo Galeano, um jornalista-escritor. Leandro Karnal, um historiador especialista em História da América, trouxe à tona um debate enriquecedor sobre a tese que Galeano desenvolveu: aquestão de olhar a história da America pelo ângulo dos vencidos, e pelo ângulo da exploração externa em sua trajetória. O que mais intriga Karnal, não é tanto as ideias defendidas por Galeano na obra, mas sim o sucesso que a mesma alcançou entre os leitores.
 De acordo com ele, a leitura de Veias abertas da América Latina, vem de encontro com a maneira que os sul-americanos enxergavam sua própriahistória. Para provar sua tese, Karnal atenta primeiramente para o ano que a obra Veias abertas da América Latina foi lançada, estávamos no ano de 1971, período tenso na historia do Brasil e de toda a América - Os regimes militares pipocavam, e talvez esta uma grande razão para o sucesso da obra, pois ia de encontro com o modo de pensar dos leitores - segundo Karnal muito do sucesso da obra tem a vercom o pensamento da sociedade durante a Guerra Fria, de que os governos militares aliados do capital internacional estavam permitindo a exploração de nossas riquezas. Esta ideia de Karnal encontra ressonância com o pensamento de Peter Drucker “o verdadeiro comunicador é o receptor. Ao escrever é preciso perguntar-se: quem irá ler este texto?” Em que condições?”(Rogério Lacaz-Ruiz). Dessa forma,faz todo o sentido observar que o sucesso de Veias Abertas da América Latina, teve grande recepção, devido ao momento histórico vivido na América, o próprio nome da obra segundo Karnal “... é uma metáfora do título expressa esta tese central: a América Latina é um corpo com as veias abertas, com seu sangue abastecendo “vampiros” da Europa e dos EUA. (in: Karnal, L.; As Veias Fechadas da AméricaLatina, 01/12/2001, www.ceveh.com.br, Revista, SP, BRASIL (site atualmente desativado).
Para ele “o gosto por uma obra ou a rejeição de outras mostra muito da forma como uma sociedade age e pensa. Aquilo que é lido ou que não é lido mostra, com clareza, uma gramática da percepção e os valores de uma época.” (ibidem, p.3) Demonstrando assim que a obra representava a maneira de como oslatino-americanos se enxergavam naquele momento histórico de repressão e suspensão das garantias individuais do cidadão em defesa do capitalismo norte americano, em plena Guerra Fria, e da maneira como o norte americano e o europeu nos concebiam.
Leandro Karnal nos mostra que a critica mais contundente ao livro de Galeano foi feita por Plínio Apuleyo Mendoza (et alt), na obra intitulada Manual do PerfeitoIdiota Latino-Americano. Sendo uma critica neoliberal e de estilo panfletária encontrou grande aceitação. Os autores não aceitavam a ideia de Galeano quando afirmava que a America Latina sempre tinha perdas em relação ao comércio internacional, para eles o comércio beneficia a todos, inclusive a organização do Nafta é citada como um exemplo favorável de beneficiamento mutuo. Segundo os autores de OManual do Perfeito Idiota Latino-Americano “... seria tudo isto derivado de um “horror ao mercado” e a ignorância dos mecanismos de flutuação dos preços neste mesmo mercado. ”Leandro Karnal afirma que os autores do Manual afirmam que se um país souber aproveitar as oportunidades inteligentemente, serão beneficiados, citando os casos de Estados Unidos e Nova Zelândia. Enfim, Karnal simplifica as duasobras oponentes a partir das ideologias de Adam Smith e Marx, pois é uma luta visível entre as mesmas nos autores das duas obras: Veias Abertas da América latina e Manual do perfeito Idiota Latino-Americano.  E numa terceira critica, Karnal aponta o maniqueísmo de Galeano quando trata na obra, “... índios/espanhóis; ricos/pobres; latinos/anglo-saxões etc é uma das chaves do sucesso da obra.”...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha as veias abertas da américa latina
  • Veias abertas da américa latina
  • Resenha: As veias abertas da America Latina
  • Resenha Veias Abertas da América Latina
  • Resenha As veias abertas da América Latina
  • Resenha Capítulo I

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!