Resenha - Shoko Kimura

1111 palavras 5 páginas
KIMURA, Shoko. Escola e ensino de geografia. In: ______.Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.p.7-44.
A autora inicia a obra mostrando a quem se destina tal livro, à professores e futuros professores de Geografia. Indica que falará sobre a Geografia como produção social e questiona a finalidade de um conhecimento que não de dissemina socialmente. Elege assim, a educação básica, no ensino fundamental para dar base às discussões que ocorrem ao longo da obra.
Ao falar sobre o ensino de geografia e das outras disciplinas também é preciso falar da escola, tratando assim, da educação do país. Como direito fundamental à todos, a educação tem obrigações a cumprir, essas estão direcionadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que além de muitos outros direcionamentos, aponta para a elaboração de um Plano Nacional de Educação, que por sua vez determina metas a serem cumpridas no prazo de 10 anos. Dentre elas, a universalização do atendimento escolar, que a autora aponta como um direito conquistado quando mostra números que indicam quase 97% de jovens com faixa etária adequada, frequentam o Ensino Fundamental. Políticas públicas como o Bolsa Escola e verbas destinadas à educação, são apontadas como contribuições para o cumprimento de tais metas e principalmente para a permanência dos alunos nas escolas.
O quantitativo elevado de crianças e adolescentes freqüentando a escola não quer dizer que a qualidade da educação oferecida seja positiva, não adianta lotar escolas se o ensino oferecido, não é de qualidade, já que as avaliações apontam resultados preocupantes. É certo que essas avaliações, em geral, estão relacionadas ao ensino da Língua Portuguesa, mas a Geografia e todas as outras disciplinas estão envolvidas já que também aparecem nas habilidades e competências exigidas em tais avaliações. A autora aponta também para o potencial que as pessoas que frequentam as escolas públicas possuem, sua energia é bastante

Relacionados

  • geografia
    38200 palavras | 153 páginas
  • Guia de Livros Didáticos PNLD 2010
    64230 palavras | 257 páginas
  • Geografia
    75394 palavras | 302 páginas