resenha sete lições sobre educaço de adultos

1186 palavras 5 páginas
PINTO,A.V.Sete lições sobre educação de adultos.16ed.São Paulo,Cortez,2010.
Objeto:a obra trata dos problemas que envolvem a educação de adultos ,sua realidade social,condição e conhecimento,bem como o papel do educador em sua formação.
Objetivo:Destacar a importância do diálogo entre o educador e educando num encontro de duas consciências de forma critica;mostrar a relação educação e sociedade;distinguir a educação infantil e educação de adultos de acordo com suas caracteristicas ;analisar e discutir os problemas que envolvem a educação de adultos ,sua realidade social,condição,experiencias e conheciementos.
“[…],[...] a educação é uma transmissão de uma consciência a outra, de alguma coisa que um já possui e o outro ainda não.”(p.23)
“A educação implica uma modificação de personalidade e é por isso que é difícil de se aprender, porque ela modifica a personalidade do educador ao mesmo tempo que vai modificando a do aluno.“(p.23)
“[…],na fase de educação é que se dá a fase de formação. É um crescimento que tem dois aspectos: o aluno cresce como aluno porque aprende e com isso se forma. Quer dizer, o adulto educando é aquele que aprendeu o conjunto de conhecimentos que o formaram. “(p.26)
“A educação é o processo pelo qual a sociedade forma seus membros à sua imagem e em função dos seus interesses.”(p.31)
“A educação é histórica […], porque é um processo de formação do homem para o novo da cultura, do trabalho, de sua autoconsciência.A educação é necessariamente intencional. Não se pode pretender formar um homem sem um prévio conceito ideal de homem.”(p.37)
“O analfabeto não é um ignorante ,não é um inculto,mas apenas o portador de formas pré-letradas de cultura.”(p.39)
“Não existe sociedade sem educação”.(p.41)
“(...)a sociedade desempenha um papel de mediação entre os homens no processo de criação e transmissão da cultura ,no qual consiste a educação.”(p.43)
“[…],[...]forma e conteúdo são apenas

Relacionados

  • Guilherme
    282582 palavras | 1131 páginas
  • INTRODUÇÃO À HISTõRIA DA SOCIEDADE PA~RIARCAL NO BRASIL CASA-GRANDE SENZALA Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
    282582 palavras | 1131 páginas