Resenha serviço social de caso: infância e juventude desvalida

Páginas: 2 (366 palavras) Publicado: 5 de janeiro de 2013
PINHEIRO, Maria Esolina. Serviço Social de Caso: Infância e Juventude Desvalida. Rio de Janeiro. Ed. Cortez 1939. p.14-19; 122-141.

A professora Maria Esolina Pinheiro foi uma das pioneiras emServiço Social no Brasil. Foi quem fundou a primeira Escola Oficial de Serviço Social no país em 1944, criada após longa caminhada iniciada em 1939. Criada pela então Prefeitura do Distrito Federal éhoje a faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do rio de Janeiro – UERJ.
O Serviço Social de Casos individuais, sendo flexível, adquire as características que lhe imprime apersonalidade do assistido. O Serviço Social de Casos individuais é o conjunto de métodos que desenvolve a personalidade, reajustando, conscientemente e individualmente entre si, o homem e o meio social,conforme a definição hoje clássica, da autora do “Social Diagnosis”.
No próprio serviço de natureza coletiva surge freqüentemente, para assegurar o seu próprio êxito, a necessidade de se resolverem os casosindividuais. Assim considerando o assunto verificamos que os casos individuais dominam quase todo o campo do Serviço Social, o que nos leva a examinar mais particularmente, os gêneros de sua técnicaou os métodos que eles utilizam. A técnica do Serviço Social de casos individuais é necessariamente flexível porque se destina a despertar o interesse e o estimulo da personalidade sempre desigual deseus clientes. Atingem-se esses resultados pela compreensão e pela ação. A compreensão ilumina os caminhos que o trabalhador social deve percorrer para realizar a missão a que se votou ou a que oobriga o seu dever profissional. Compreensão nítida, completa, aprofundada, abrangendo todos os ângulos do horizonte social e individual de cada caso-problema agir com segurança e eficiência.
AsAssistentes Sociais de casos individuais são pessoas tecnicamente preparadas para readaptar os indivíduos desajustados à vida normal. Seu campo de observação é a humanidade em movimento e as relações e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o serviço social na trajetória de Atendimento a Infancia e a Juventude.
  • O serviço social na trajetória de atendimento à infância e juventude
  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • RESENHA: A Infância Como Construção Social
  • FAVELA E JUVENTUDE: DESAFIO AO SERVIÇO SOCIAL
  • Caso serviço social
  • serviço social de caso
  • Relato de caso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!