Resenha Senhora, José de Alencar

Páginas: 2 (413 palavras) Publicado: 2 de julho de 2014
Senhora.

Senhora de José de Alencar é um livro do período Romântico que teve um papel muito importante para a sociedade do século XIX, trazendo criticas e inovação em muitos aspectos daliteratura.
O grande destaque está em sua protagonista feminina que se recusa a aceitar o papel da mulher na sociedade do século XIX. Aurélia se mostra uma mulher forte e muito a frente do seu tempo, zombada hipocrisia em que as pessoas vivem e controla seu destino ao recusar casar-se apenas por dinheiro, tendo grande senso de justiça. Ao tanto que não perde sua características românticas ao orquestrarseu casamento com Simão, aonde ela é movida pelos sentimentos de raiva e vingança mas também o de esperança ao acreditar que ele recusaria sua proposta pois estava realmente apaixonado por Adelaide enão apenas pelo seu dote.
O livro também apresenta inovação no modo de narração da história ao começar com Aurélia já rica e aos poucos contar sua trajetória até o momento e justificar seus atos aose casar com Simão. Simão é o personagem que maior apresenta mudança durante toda a trama, começando extremamente superficial e vaidoso, ao final do livro se mostra um homem honrado ao quitar suadivida com a amada. Marcando a transição do período Romântico para o período Realista, Senhora apresenta uma diferença aos outros livros românticos a apresentar um final feliz e não uma história trágica,mostrando que Alencar mesmo criticando muito a sociedade em que vivia também acreditava no poder de mudança e mostrando isso através de seus personagens principais.
A mudança de Simão, sendo a maisimpactante, só é possível através de toda a humilhação que ele passa e todo o sentimento que ele descobre ter por Aurélia, apenas a noção de sua realidade e a força de vontade de se tornar uma pessoahonrada e conquistar sua amada possibilita tal mudança, neste personagem podemos ver a metáfora do que seria a sociedade da época e que a mudança era necessária para conseguir chegar ao ponto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do Livro "Senhora" de José de Alencar
  • Resenha crítica de "senhora" de josé de alencar
  • Resenha critica de senhora, de josé de alencar
  • Resenha critica da obra senhora de jose de alencar
  • senhora josé de alencar
  • Enredo de senhora
  • Fichamento: A Senhora de José de Alencar
  • Resumo de Senhora- José de Alencar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!