Resenha - seculo xix (rené remond)

Páginas: 4 (758 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
POTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS
CURSO: RELAÇÕES PÚBLICAS
DISCIPLINA: HISTÓRIA COMTEMPORÂNEA
PROFESSOR: DIEGO VALES DESLANDES FERREIRA
ALUNO: PEDRO AUGUSTO NUNES RODRIGUESResenha: O Século XIX – René Rémond

Sendo o ano de 1815 o inicio do período da contra-revolução que ficou conhecido como “Restauração”, o autor inicia abordando um movimento contrário a RevoluçãoFrancesa, que buscava a volta da monarquia. Mas a liberdade ainda era palavra de ordem, pois as idéias da Revolução de 1789 ainda prevaleciam, sendo assim nem todos os reis tiveram seu poder restabelecido.Remond ressalta o movimento liberal como a primeira onda de movimentos derivada dessa restauração do antigo regime, que dominou boa parte do século XIX com manifestações que tiveram como base afilosofia liberal, opositora a qualquer tipo de poder absoluto. Isso inspirava novas revoluções em homens que sacrificavam a própria vida pela idéia liberal, fazendo do liberalismo uma doutrinarevolucionária, subversiva e progressista. No decorrer do século XIX ocorreram importantes revoluções inspiradas nas ideias liberais que transformaram as sociedades européias e fazendo com que elas repousassemsobre a igualdade de todos perante a lei.
Por outro lado estavam os ultras, que almejavam a restauração da monarquia, consideravam a revolução como algo satânico e se recusavam a desobedecer.
Ademocracia no século XIX pode ser definida a partir da conjugação das abordagens usadas para o liberalismo: a abordagem sociológica e a ideológica. A ideia de democracia é caracterizada pela igualdade,rejeitando discriminações, distinções, etc. Também pode ser vista, com restrições importantes, a liberdade.
A “era democrática”, desde a sua origem se denomina uma força de transformação revolucionária.No começo do século XIX, esse novo movimento já se posicionava contra ao antigo regime e era um movimento de negação ou algo superior ao do liberalismo, mas o autor defende que a democracia nada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • rene remond
  • RESENHA LONDRES E PARIS NO SÉCULO XIX: O ESPETÁCULO DA POBREZA
  • Por uma História Política
  • O século XIX
  • Seculo XIX
  • Seculo XIX
  • seculo xix
  • Século XIX

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!