resenha saud emental

1468 palavras 6 páginas
INDICE

O livro tem nas livrarias, Zuleica. E aqui mesmo no fórum, já foi doada a resenha. Vou colar aqui com o crédito da autora:
PROCURA O TITULO A CABEÇA BEM-FEITA NO SEARCH DO EXPLORER E VOCE ENCONTRA UM MONTE DE RESENHAS!!!
EU LI O LIVRO E RESENHEI PARA O MEU CURSO NA ECA/USP COM A PROFA BRASILINA PASSARELLI, SE VOCE COPIAR A MINHA RESENHA NA CARA DURA PELO MENOS CITA QUE FUI EU QUE FIZ E TE MANDEI:
Daniela Guertzenstein

A CABEÇA BEM-FEITA: repensar a reforma, reformar o pensamento.
Edgar Morin; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
Tradução de: La Tête Bien Faite do francês ao português por Eloá Jacobina.

O livro A cabeça bem-feita é basicamente uma reflexão sobre as frases:
"Onde está o conhecimento que perdemos na informação?" – T.S. Eliot
"Sendo todas as coisas causadas e causadoras, ajudadas e ajudantes, mediatas e imediatas, e todas elas mantidas por um elo natural e insensível, que interliga as mais distantes e as mais diferentes, considero impossível conhecer as partes sem conhecer o todo, assim como conhecer o todo sem conhecer, particularmente, as partes..." – Pascal
"É melhor uma cabeça bem feita do que uma cabeça cheia" – Montaigne

Hoje em dia desenvolvemos uma grande quantidade de informações específicas que só servem para análises técnicas que não se interligam a outros conhecimentos, não têm um sentido geral e não fornecem alguma sabedoria. Ou seja temos um banco de dados gigantesco de várias disciplinas e deveriamos estudar a relação e ligação entre estes dados para tentar entender o todo e as partes.
Existem três desafios básicos para que o ensino/educação consiga converger os conhecimentos para que se obtenha uma percepção da complexidade:
1. O desafio cultural: As reflexões humanísticas giram em torno de uma cultura técnico-científica que têm campos definidos e apesar de conseguir descobrir fatos extraordinários não reflete sobre o destino humano e da própria ciência. Deveria ser feita uma reflexão sobre os problemas

Relacionados