Resenha Sagatiba

Páginas: 6 (1415 palavras) Publicado: 14 de junho de 2015
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Thiago Chuva Fernandes
Professor: João Ricardo










Trabalho Complementar: Marketing
Estratégias de internacionalização e marca top of mind: o caso Sagatiba














Rio de Janeiro
2015
O texto “Estratégias de internacionalização e marca top of mind: o caso Sagatiba” apresenta os principais fatores estratégicos que deve ser tomado para ainternacionalização de uma marca (neste caso a marca Sagatiba) e como esse processo pode ajudar e ser utilizado para transformar a marca em uma top of mind.
A Internacionalização é um conceito com aplicação em várias áreas. Segundo o sociólogo Rocher, a internacionalização se refere as trocas econômicas, políticas, culturais entre nações, e as relações que daí resultam, pacíficas ou conflituosas, decomplementaridade ou de concorrência, ou seja, a internacionalização é um processo no qual a empresa comercializa os seus produtos ou serviços fora do seu mercado local ou de origem, focando assim o seu envolvimento também em mercados externos.
Para alcançar a internacionalização, a empresa necessita da existência de uma estratégia, para que tal movimento corporativo seja corretamenteconduzido. Onde estratégia seja a tomada de decisões e ações (tanto internamente quanto externamente) que uma empresa realiza para atingir seus objetivos, assim si desenvolver, preservar e adequar vantagens competitivas.
O texto nos apresenta quatro tipos possíveis de internacionalização, ou quatro modos de entrada em mercados globais, sendo a exportação (que representa a primeira alternativa deinternacionalização para empresas incipientes em relação a mercados externos, essa alternativa é muito utilizada, pois requer um grau reduzido de risco e comprometimento por parte da empresa). A Joint ventures (ou a associações entre empresas com a finalidade específica de explorar oportunidades em conjunto, compartilhando recursos e informações) e alianças. O Licenciamento (que é a concessão de direitosde uso de determinada propriedade para terceiros com o objetivo de agregar valor ao produto, serviço ou comunicação da empresa licenciada). E o investimento direto no exterior (que é a forma de internacionalização pela qual uma empresa decide entrar em determinado mercado por sua conta e risco. A perspectiva de obtenção de lucros maiores supera os riscos inerentes).
Para orientar a escolhacorreta e mais apropriada dos modos de entrada no mercado internacional e ter sucesso, a empresa deverá observar os elementos analisados na elaboração da estratégia acerca das características externas e internas da organização e seguir o planejamento estratégico instituído para sua ação internacional. Também é necessário que as empresas observem fatores políticos e de regulamentação dos mercados nosquais pretendem atuar pois ambiente político-legal pode ser bastante diferente do que a empresa está acostumada em seu país de origem.
Para que se possa realizar a devida análise sobre o conjunto de fatores que compõem as condições e tendências ambientais, utiliza-se o diagrama de análise PESTEL (formulado sob a análise das dimensões políticas, econômicas, sociais, tecnológicas, ambientais elegais que compõem o ambiente externo da organização) para obter sucesso de uma corporação estrangeira em um novo mercado e o diagrama de análise CAGE (modelo que trata das diferenças entre mercados atrelados à ideia de distância, através da análise de dimensões Culturais, Administrativo-Políticas, Geográficas e Econômicas, que é uma ferramenta de apoio para identificar características ambientaisatravés do modelo comparativo).
Vale ressaltar que uma marca tem como objetivo sinalizar ao consumidor a origem do produto ou serviço, diferenciando-se dos competidores através de seus atributos, pois a marca representa um nome, termo, signo, símbolo ou design (podendo também ser uma combinação desses elementos). Para identificar um produto ou serviço e diferenciá-lo diante de seus concorrentes é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sagatiba
  • sagatiba
  • sagatiba
  • Case: sagatiba
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!