RESENHA Rosistolato

739 palavras 3 páginas
RESENHA

Vitor William Maciel Gonçalves

ROSISTOLATO, Rodrigo. Significado Da Cultura Entre Estudantes De Direito. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, V. 15, n. 2, jul. 2010, p. 73-92.

Nesta obra escrita por Rodrigo Rosistolato, por começo, visa mostrar um projeto feito na cidade do Rio de Janeiro, que como objetivo tinha discutir entre os alunos o conceito das mesmas sobre o que era cultura, isso a partir de estudantes que acabaram de ingressar no ensino superior, menos favorecidos no sistema privado de educação, quer dizer, como menos poder aquisitivo de forma onerável, sendo assim, os alunos eram os primeiros de suas famílias a estarem em uma instituição de terceiro grau.
Sendo assim, o autor realça que em uma universidade, com acadêmicos de direito, sem qualquer noção de antropologia, foram encaminhados a fazer uma espécie de questionário antropológico, com perguntas como “O que é cultura?”, perguntas com respostas dissertativas, então, com isso, Rodrigo Rosistolato trabalhou seu texto com quatro das sete questões perguntadas.
O autor explica, que, durante sua formação em ciências sociais, um interesse a respeito da antropologia foi surgindo, porém, na sua instituição acadêmica, não havia a disciplina antropologia propriamente dita, apesar de ser muito citada, como sinônimo de etnografia. Diz também que os professores frisavam com frequência a importância de uma abordagem etnográfica da sala de aula para a compreensão das relações entre cultura escolar e cultura local.
Rosistolato cita, que, a antropologia e a educação podem ser classificadas como duas áreas distintas do conhecimento, e que, com um educador e um antropólogo estudando o mesmo tema, podem os dois chegarem as conclusões diferentes, até porque as perguntas colocadas aos mesmos são organizadas a partir de matrizes teórico-metodológicas diferentes. O autor frisa um pensamento de Gusmão, antropólogo, que diz que a educação é homogeneizadora, e que buscar o contrário do que a antropologia propõe,

Relacionados

  • 10717457010 1
    8565 palavras | 35 páginas
  • memórias da minhainfância e experiências vivenciadas na escola
    48223 palavras | 193 páginas
  • Gênero e diversidade na escola
    98965 palavras | 396 páginas
  • Genero
    98954 palavras | 396 páginas