Resenha- Romance e o Gênero Narrativo. Os Gêneros Literários - Yves Stalloni

1870 palavras 8 páginas
Na Antiguidade Clássica, os padrões literários reconhecidos eram apenas o épico, o lírico e o dramático. Com o passar dos anos surgiu dentro do gênero épico a variante gênero narrativo, a qual apresentou concepções de prosa com características diferentes, o que fez com que surgissem divisões de outros gêneros literários dentro do estilo narrativo: o romance, a novela, o conto, a crônica, a fábula.
O romance, conforme o conhecemos hoje, é um gênero recente e seu surgimento remete a uma aproximação com a epopeia, e as outras formas de narrativas primitivas, como um gênero rejeitado destas, conforme sugere Pierre Chartier (Introdução às grandes teorias do romance, Dunod, 1990, p.21).
Pierre Grimal cita que percebeu a existência do romance na famosa obra Odisséia, bem como em Heródoto. Porém, tais exemplos, conforme atestados por Aristóteles, estavam mais para uma literatura narrativa do que para um gênero que visava ao reconhecimento do que hoje chamamos de romance.
O autor explicita que a palavra “romance” surgiu na Idade Média, relacionada a um aspecto linguístico, uma vez que o latim era o equivalente a uma língua erudita, enquanto a língua romana representava a língua falada, “vulgar”. O romance não surge, portanto, como “gênero”, mas relacionado às línguas românicas, designando um tipo de registro em um nível inferior, conforme o autor: “popular, como a obra que ele designa, ela mesma de um nível subalterno”. A origem do termo de certa maneira determinou, subsequentemente, um certo olhar de desconfiança e Stalloni conclui: “o romance sofreria as consequências dessa herança desvalorizadora”.
Entretanto, no momento de seu nascimento, o romance não deixa de ser uma forma literária. O surgimento da prosa funda progressivamente uma nova retórica que resulta no romance moderno, como o uso de situações cotidianas, o cuidado com a verossimilhança, a prioridade do individual com relação ao coletivo, rapidez da narração e gosto pela amplificação. O

Relacionados

  • O FEMININO NA OBRA DE FLORBELA ESPANCA
    16896 palavras | 68 páginas