Resenha risco socioambientais e ocupação em áreas de enchentes nos bairros: olarias, poti velho, alto alegre, são francisco e mocambinho – teresina(pi).

1477 palavras 6 páginas
INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ
Aluno: Felipe Thiago Neres de Sousa Sena
Curso: Geoprocessamento
Disciplina: Planejamento Urbano

1 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
COSTA,Renato S. S., Risco socioambientais e ocupação em áreas de enchentes nos bairros: Olarias, Poti Velho, Alto Alegre, São Francisco e Mocambinho – Teresina(PI).
2 APRESENTAÇÃO DO AUTOR
Professor MSc. Dos curso de Gestão Ambiental e Geoprocessamento pelo Instituto Federal do Piauí – IFPI, ministra aulas a cinco anos pela instituição, atualmente ministra a disciplina de planejamento urbano
4 SÍNTESE DA OBRA
O artigo é constituído de introdução, referencias teóricas, objetivos, procedimentos metodológicos, caracterização da área e os resultados encontrados. Cada parte sendo responsabilidade do auto, traduzindo sua experiência e fundamentação sobre o método científico, em abordagens que se complementam.
Na introdução, Costa relata, a sobre a expansão da ocupação e uso do solo em Teresina, quais são os danos causados por esta ocupação irregular, este apresenta seu objetivos pelo estudo do trabalho realizado, este também demonstra os problemas sociabientais in loco.
5 OBRA
Na introdução, o autor relata sobre a forma da expansão e ocupação e uso do solo em Teresina, esta tem sido desordenada e inadequada, os quais se dar devidos a ocupação irregular, lotes mal projetados, ocupação de áreas de risco e principalmente ineficiência do planejamento urbano, do monitoramento destas áreas pelos órgão específicos.
Estas áreas estudas, que se encontram na confluência dos rios Poti e Parnaíba, estão em locais impróprios para moradia, configurando de grande vulnerabilidade socioambientais.
Os danos causados por esta ocupação urbana irregular, sugerem a necessidade de buscar novas alternativas de ocupação, que diminua a agressão ao meio ambiente, e equilibre as atividades antrópicas e da natureza, e que der ao cidadão uma melhor qualidade de vida.
Segundo o autor, existe uma ocupação intensiva dessas

Relacionados