resenha revolução industrial

Páginas: 2 (356 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2013
Resenha “O papel da arte e do trabalho artesanal na era da revolução industrial”.

Para entendermos bem o papel da arte e do trabalho artesanal durante a era da revolução industrial, é necessáriocompreender bem as mudanças sociais e econômicas ocorridas durante esse período e suas consequências.
A revolução industrial foi caracterizada por inventos tais como a locomotiva e o barco a vapor,a bomba hidráulica e principalmente o processo de industrialização que praticamente acabou com os trabalhos manuais.
Toda a energia que antes era física agora passa a ser mecânica e os processosartesanais não eram mais valorizados.
O capitalismo concorrencial veio junto com a exploração da mão de obra principalmente nos setores têxtil e siderúrgico.
A matéria prima utilizada nesse processofoi principalmente o ferro e o vapor na primeira etapa e posteriormente o aço e a eletricidade.
O processo de urbanização foi alavancado devido ao excedente de mão de obra que vinha para a cidadeatrás de serviço na indústria.
Todas essas mudanças ocorriam simultaneamente às lutas de classe (socialismo) que defendia a classe operária e condenava a propriedade privada, e até em alguns casocondenava a existência do estado ou qualquer forma de poder (anarquia).
Paralelamente a isso, a igreja defendia o equilíbrio entre as partes, condenando o capitalismo, mas também condenando a luta declasses. Objetivando com isso a harmonia entre as classes.
No campo das artes a principal mudança ocorre nas áreas da pintura, onde a técnica do cavalete é desvalorizada perdendo espaço no mercadocom o crescimento da técnica de reprodução de imagem. Portanto o trabalho manual realizado pelos pintores perde valor. A fotografia então domina o mercado.
A desdém de todas as disputas políticas e declasse do período, acredito que o processo de industrialização foi importante para o desenvolvimento tecnológico e a preparação para as mudanças ainda maiores que iriam ocorrer nas décadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha sobre revolução industrial
  • Resenha Revolução industrial
  • Resenha crítica Revolução Industrial
  • resenha eric hobswan, revolução industrial
  • Resenha do filme: revolução industrial na inglaterra
  • Resenha sobre a Revolução Industrial de Eric Hobsbawm
  • Resenha – a revolução industrial e o surgimento do social como problema
  • Resenha – A Era das Revoluções – Segundo capítulo – A Revolução Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!