Resenha Resist ncia abras o e expans o por umidade de concretos comp sitos com borracha de pneus triturados

331 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE CEUMA
REITORIA
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CAMPUS DE IMPERATRIZ-MA
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
PROFESSORA: MARIA CAROLINA SILVA
ACADÊMICO: KAYRO MATEUS OLIVEIRA COELHO

Resenha Crítica

Resistência à abrasão e expansão por umidade de concretos compósitos com borracha de pneus triturados Sabe-se que, embora existam oportunidades para reciclagem e reaproveitamento, não existem recuperadoras em número suficiente frente à imensa quantidade de resíduos de pneus que é acumulada em locais indevidos, bem como é insuficiente à absorção desse resíduo pelo mercado de material reciclado. E com esse aumento considerável de resíduos resultantes das diversas áreas, surgem novas preocupações quanto ao seu reaproveitamento, ocorrendo o surgimento de novos materiais denominados materiais alternativas. Corre-se o risco, porém, de se empregar materiais sem os cuidados mínimos, tanto em sua confecção, como em seu emprego e conservação.
Tendo uma viabilidade comercial significativa por suas qualidades, o concreto com borracha apresentou inúmeras outras vantagens, tais como a redução do peso, o que facilita a manipulação e diminui o desgaste de equipamentos. A grande quantidade de pneus inservíveis gerados ao longo dos anos no Brasil constitui uma fonte de matéria-prima reciclável que pode ser aproveitada na fabricação de produtos destinados à construção civil. Mesmo que a historia se apresente contrario a isso, hoje pode gerar um concreto com economia e qualidade.
Como apresentado no artigo, foram confeccionados oito traços de concreto, sendo um traço sem a adição de resíduos de pneus (controle), cinco traços com adição de resíduos de pneus passados na peneira de abertura de malha 1,19 mm (denominados resíduos finos) e dois traços com adição de resíduos de pneus passados na peneira de abertura de malha 2,38 mm (denominados resíduos grossos). O percentual de resíduos de pneus adicionados aos traços de concreto, em volume, foi de 5%, 7%, 8%, 10%,

Relacionados