Resenha REN21 2013 Sumario Executivo

641 palavras 3 páginas
Resenha: REN21-2013 Sumario Executivo
Segundo o relatório de 2013 da REN21, referente à situação global sobre o mercado de energias renováveis, o novo investimento global registrado em energia renovável e combustível foi de USD 244 bilhões, em 2012, uma queda de 12% em relação ao ano de 2011, mas está 8% acima do registrado em 2010. Se incluírem os investimentos em projetos hidrelétricos acima de 50 MW e em coletores solares de água quente, o novo total de investimento em energia renovável teria passado os USD 285,000 milhões.
Esse declínio no investimento, após vários anos de crescimento, foi resultado de incerteza sobre as políticas de apoio nas economias desenvolvidas e derivado da crise econômica mundial, especialmente na Europa e nos Estados Unidos.
Entretanto, o estudo mostra como as políticas certas podem conduzir à integração bem sucedida em larga escala das energias renováveis na cesta energética dos países. Dos 138 países que possuem metas e incentivo combinado com políticas de apoio, dois terços são de países em desenvolvimento. Estes aumentam significativamente o investimento no setor em 2012.
A capacidade instalada de energia renovável em todo o mundo ultrapassou 1.470 GW em 2012, um aumento de 8,5% em relação a 2011. A energia eólica representou cerca de 39% da capacidade adicionada, seguida pela energia hidrelétrica e solar fotovoltaica, cada uma responsável por 26%.

Os principais países com maior capacidade de produção de energia renovável no final do ano foram China, Estados Unidos, Brasil, Canadá e Alemanha; os principais países produtoras de capacidade de energias renováveis provenientes do vento, sol, entre outros, não considerando as de origem hídricas (hidrelétricas) foram China, Estados Unidos e Alemanha, Espanha, Itália e Índia. Por região, as nações BRICS foram responsáveis por 36% do total mundial capacidade de energia renovável e de quase 27% das de origem não-hidrelétricas. A UE teve o maior numero de capacidade não-hídrelétrica

Relacionados

  • Matriz energética brasileira: impactos ambientais e à saúde
    26324 palavras | 106 páginas