Resenha relações públicas

Páginas: 7 (1501 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Nayara Marcondes Viana

capítulo 4: O enfoque mercadológico da
atividade de relações públicas

curitiba
2011
Em Relações Públicas, existem basicamente duas visões, a ingênua e a critica. A visão ingênua é o modo de pensar e agir segundo hipóteses não ponderadas, porém frequentes que não correspondem ao seu significado, atrapalhando sua concepção.A visão critica é tida como o modo de conhecimento dos acontecimentos políticos, aquela que é teórica, racional e lógica.
A visão ingênua tem como conceito de Relações Públicas “a atividade o e esforço deliberado, planejado e contínuo que visa estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma organização pública ou privada e os públicos com os quais esteja ligada direta ou indiretamente”(Associação Brasileira de Relações Públicas), explicando as Relações Públicas como um misto de várias tarefas que acabam por desvalorizar a profissão. Já a visão crítica, explicita vários outras atividades relacionada a essa profissão, o que se torna bom para a imagem de seus profissionais. Materializa a proposta que Relações Públicas é uma colocação organizacional, mostrando que esse cargo pode setransformar em indispensável sendo ele da comunicação organizacional ou da relação de poder. Sempre está em teste, evento que auxilia na permanente fase de amadurecimento e renovação, buscando sempre a atividade que resolva de maneira adequada os problemas da área.
Quanto à documentação científica, a visão ingênua emprega materiais e referências ultrapassadas, não só por ano de publicação mas porconterem teorias feitas por pessoas aleatórias que se julgam ter vasto conhecimento na área por passarem muito próximo do ensino e prática da atividade, sem contar a reduzida quantidade de documentação específica, obrigando a procura de matérias de outras áreas que possam ter serventia, logo, não possuindo um referencial teórico apropriado, a qualidade de seus documentos acaba por atenuar. Enquantoa visão ingênua decai, a crítica assimila bibliografia recente e em vários idiomas, origina críticas e material atualizado. Sempre procura pesquisar e produzir novos conhecimentos, os expondo ao grupo de Relações Públicas e tudo isso graças ao respaldo e interesse dos cursos de graduação.
Enfocando unicamente na comunicação, a visão ingênua se embaraça em seus meios, concentrando suas atividadesem eventos, mesmo sendo os eventos “utilizados apenas como elemento integrador de grupos” (Boorstin, 1961), esquecendo-se assim, das outras alternativas do processo social como a cultura, economia, política e o direito. Não se tomam conhecidas as outras ciências sociais como auxiliares no processo de Relações Públicas. Passando para a visão crítica, já se percebe essa contribuição que as outrasciências sociais podem dar considerando Relações Públicas uma ciência aplicada, como ocorre com outras. Está menos envolvida com a comunicação, que pode não ser exatamente a melhor opção, e mais com a política organizacional, operando como estrategista, sempre com planejamentos e propostas, deixando então, os meios de comunicação como secundários.
O idioma predominante na visão ingênua é oportuguês, fato que prejudica o conhecimento de novos horizontes e o amadurecimento científico, raramente se encontrando o domínio de dois ou mais idiomas mesmo em sala de aula. Assim se perdem oportunidades de melhor aprender e compreender o mundo. Logo, a visão crítica depara-se com vários idiomas, destacando o inglês, espanhol, alemão, francês, recentemente acrescentando o chinês e o russo, completandoos idiomas mais falados no mundo, isso auxilia no processo de conhecimento da realidade e assimilação de novidades, mantendo sempre uma visão renovada em Relações Públicas e facilitando o processo de ensino-aprendizagem, mantendo sempre a idéia de uma essência transformadora, adjacente ao maior número de culturas existentes possíveis.
As colaboradoras da disciplina de Relações Públicas, assim...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha por uma rede teórica para relações públicas
  • Resenha critica: o manual de um relações públicas
  • Relações públicas: quem sabe faz e explica (resenha)
  • Resenha do Livro Relações Públicas: Teoria, contextos e relacionamentos
  • Resenha relações públicas " quem sabe , faz e explica"
  • Resenha: O Enfoque Mercadológico da Atividade de Relações Públicas do livro Relações Públicas: quem sabe, faz e...
  • Relaçoes Publicas
  • Relações Publicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!