Resenha - Relação entre Douglass North, Paulo Prado e Darcy Ribeiro

Páginas: 2 (460 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Resenha - Relação entre Douglass North, Paulo Prado e Darcy Ribeiro
O texto "Nem mito nem verdade", faz um breve relato da visão que Stefan Zweig tinha do Brasil e do futuro do país. Para Zweig, oBrasil era uma "salada étnica" e o brasileiro tolerante com as diferenças, principalmente as raciais, com tendências à solução pacífica dos conflitos internos e externos e espírito de conciliação.Tais características, tornavam o Brasil, o país do futuro. A visão otimista de Zweig, se assemelha com a visão de Darcy Ribeiro, a qual diz que o processo de formação do povo brasileiro se fez naconfluências entre as culturas de diversas etnias (destacando-se os índios, africanos e portugueses), as quais tinham valores distintos e acabaram por gerar uma cultura heterogênea e diversa.
Oposta a essavisão otimista, está a de Paulo Prado, que define o brasileiro como um povo triste, que herdou de seus colonizadores a preguiça, luxúria, e a cobiça, as quais culminariam na degeneração dos indivíduose fazem com que o brasileiro desde sua origem creia em "soluções mágicas" de que as coisas irão melhorar, que a sociedade irá progredir por si só, sem a necessidade de esforço dos agentes para queisso ocorra. Isso se reflete na formação e no estabelecimento da matriz institucional do país, a qual é um reflexo das crenças e valores que formam a sociedade. Para Paulo Prado, o comodismo e apreguiça, dominaram a sociedade brasileira desde a sua origem, resultados de uma miscigenação equivocada de raças.
O pessimismo de Prado, dialoga com a teoria de North, na medida em que descreve odesenvolvimento das instituições do Brasil como algo não sólido e nem sustentável, uma matriz institucional que se iniciou de uma maneira ruim. São essas instituições responsáveis pelo desenvolvimento docapitalismo e do povo brasileiro, são elas que diferenciam as sociedades ricas e desenvolvidas, das pobres e subdesenvolvidas e no caso do Brasil, elas são fracas e com baixa credibilidade.
Para José...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha Darcy Ribeiro
  • Resenha Sobre o óbvio
  • Resenha do livro: RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro
  • Resenha sobre o obvio
  • Resenha do documentário " O povo brasileiro" de Darcy Ribeiro
  • Darcy Ribeiro
  • Quem Foi Darcy Ribeiro
  • Darcy Ribeiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!