Resenha •REIS FILHO, Nestor. A Urbanização e o Urbanismo na Região das Minas. Cadernos de Pesquisa do LAP, São Paulo: FAU/USP, jul-dez 1999.

431 palavras 2 páginas
•REIS FILHO, Nestor. A Urbanização e o Urbanismo na Região das Minas. Cadernos de Pesquisa do LAP, São Paulo: FAU/USP, jul-dez 1999.
•ARGAN, Carlo. O Tratado “De re aedificatoria”. In: ARGAN, Carlo. História da Arte como História da Cidade.

Maria Clara Osorio Nalesso

O texto de Reis Filho, retrata de que maneira a descoberta das Minas influenciou o processo de urbanização principalmente nos territórios interiores que antes ainda não haviam sido colonizados pelos portugueses. Tem se uma diferença notória entre os padrões de colonização e de formação das vilas mineradoras e os de tradição agroexportadora. Para a autor as áreas de mineração, que haviam se tornado núcleos extremamente urbanos e populosos, além de forte atividade do comércio, exigiram da administração portuguesa que fossem estabelecidos padrões de urbanização. Tal dinamismo urbano e social presente nas áreas de mineração é visível também no que abrange a temas culturais, havia inclusive interesse do estado em que existisse teatros e casas de óperas, pois além de proporcionar o convívio social, esses estabeleciomentos eram ensejo de critica social e articulações politicas. O autor dividiu afirma que existem varias formas de disciplina urbanística, a primeira sofria intervenção direta da Coroa portuguesa, junto de governadores gerais a até vice-reis, a outra correspondia à ações politicas locais a partir de ações das camaras municipais. Além disso retrata sobre a disciplina urbanística difusa que se dividia em três, a primeira do século XVII e primeira metade do século XVIII era apenas percebida em planta, relacionava espaço publico e privado e tinha um traçado regular e alinhado. A segunda disciplina, século XVIII e algumas décadas do século XIX, apresenta-se como criação do cenário urbano, não apenas pelo seu desenho em planta, mas também na estética dasconstruçoes comuns e nas transformações decorrentes, tal como a adoção de tratados geométricos, que nem

Relacionados

  • Curriculum sposito
    33446 palavras | 134 páginas