Resenha Reforma De Cl Stines

1161 palavras 5 páginas
Nome: Matias da Silva Campos
Ano: 1º Filosofia

Democracia Ateniense.
A história ateniense começa com um imperador real, em uma sociedade centralizada a partir de um rei. A ideia de monarquia enfraqueceu muito as relações entre o governo e o povo, dessa forma o poder estava quase que inteiramente nas mãos do polemarca e do arconte. Atenas era uma cidade comercial e cosmopolita, cheia de viajantes, navegantes e sábios, uma cidade onde as pessoas pensavam muito, foi onde surgiu a democracia ocidental. Atenas era um lugar onde havia corriqueiras disputas entre elites, que muitas vezes o povo que sofriam com essas guerras.
A democracia ateniense é uma democracia escravista, ela não seria possível sem a escravidão porque a participação política demandava muitos dos cidadãos tinha que acompanhar o mandato. A escravidão era muito importante em Atenas e em todas a Grécia antiga. Aristóteles e Platão são defensores da escravidão, segundo eles a escravidão é um modo de manter a vida nobre.
Os soldados acabam se dissociando da sociedade, com a necessidade de criar um exercito com condições maiores e com força para lutarem em favor das inovações. Os soldados que tivesse ligados a grandes posses de terra tinham melhor condição de armamento. A classe que tivesse mis alta renda econômica deveria armas outros soldados, a fim de que os militares não fossem facilmente derrotados pelos inimigos, quando convocados tinham que se apresentar. Dessa forma, até nas forças armadas havia uma divisão econômica entre os militares, os que tinham determinadas quantidades de alqueires era privilegiados com cavalos e outros equipamentos de guerra.
A revolução financeira também veio a ser muita severa com os indivíduos, aqueles que se endividassem tinha que pagar com o próprio corpo. Pois o dinheiro era escasso e caro, enquanto a lei relativa às dividas é extremamente severa e sua aplicação é atribuição das classes altas, as mesmas pessoas que possuem o capital e emprestam dinheiro. Assim, quem

Relacionados

  • Direito Administrativo Brasileiro
    310172 palavras | 1241 páginas