Resenha referente a obra Levi, Giovanni. A Herança Imaterial: Trajetória de um exorcista no Piemonte do século XVII.

2169 palavras 9 páginas
Resenha referente a obra Levi, Giovanni. A Herança Imaterial: Trajetória de um exorcista no Piemonte do século XVII. Civilização Brasileira, 2000.

A obra de Levi traz ao livro de história algo que transpassa o valor de uma mera narrativa envolvente, ou até mesmo de um eco de sua própria nostalgia. Neste sentido, A herança imaterial proporciona aos seus leitores os prazeres sutis e complexos de uma experiência intelectual. O livro não lhes propõe nada menos do que associa-los à reflexão de um historiador à procura do seu objeto, cujo próprio Giovanni Levi caracteriza como um lugar banal e uma história comum, bem descrito na obra A Herança Imaterial: trajetória de um exorcista no Piemonte do século XVII. O lugar banal se faz em analogia a aldeia de Santena e a história comum se refere ao religioso Giovan Battista Chiesa, cuja série de exorcismos realizados em homens e animais acabou atraindo a atenção do Tribunal do Santo Ofício.
Neste sentido, guiado pelo interesse e a busca por regularidades leva esse notório historiador italiano buscar recursos com a utilização de uma técnica intensiva de reconstruções das vicissitudes biográficas de cada um dos indivíduos que deixaram vestígios de sua existência no passado. Levi, porém, nos mostra que há uma distribuição extremamente irregular dos milhares de documentos sobre Santena, o que impediria a criação de blocos de séries e leva a uma reconstrução dos acontecimentos quase impressionista e talvez, até imaginária. Sendo assim, isso só seria possível com uma análise que transpassasse uma gama significativa de fontes, como testamentos, registros de paroquias, contratos de venda de terras e etc. Assim, Levi trabalha abordando-os minuciosamente no decorrer de sua obra.
A herança imaterial anunciada por essa formula refinada e misteriosa é a do poder no interior de uma comunidade rural reinserida em seus diversos contextos. Assim, a titulo de contexto referente a micro-história, ela nasceu a partir de uma série de

Relacionados