Resenha referente ao texto Arqueologia em perspectiva: 150 anos de prática e reflexão no estudo de nosso passado. Autora: ERIKA MARION ROBRAHN-GONZÁLEZ

524 palavras 3 páginas
Licenciatura em história
Introdução à arqueologia
Docente: Patrícia Cavalcante
Discentes: Addson Renato Castro da Silva
Matricula: 1301814

Resenha referente ao texto Arqueologia em perspectiva: 150 anos de prática e reflexão no estudo de nosso passado.
Autora: ERIKA MARION ROBRAHN-GONZÁLEZ

Arqueologia em perspectiva: 150 anos de prática e reflexão no estudo de nosso passado.

O presente texto faz um aparato das mudanças e acontecimentos do ramo da ciência arqueológica durante 150 anos de sua existência, a autora classifica os períodos e os divide em especulativo (1942-1840), descritivo classificatório (1940-1914),histórico classificatório(1914-1960) e período moderno(1960-2000).
Inicialmente a autora faz um aparato sobre alguns pesquisadores importantes no ramo dessa ciência importantíssima para o entendimento da história em épocas remotas da humanidade.
O primeiro período o qual ela nomeia de especulativo denomina-se pela curiosidade, mesmo séculos antes da arqueologia se tornar ciência, já existia na idade antiga a atenção de colecionar e desvendar o passado através de vestígios deixados por seus ancestrais, com o advento das grandes navegações possibilitou o contato mais intenso da Europa com a Ásia aumentando a proporção de busca por peças antigas, porém trouxe muitas perdas pela colonização dos povos descoberto pelo europeus.a pobreza de dados,falta de tradição de pesquisa,e uma crença no pensamento teológico ainda deixavam o trabalho muito rudimentar e muitas vezes ineficiente. De forma geral criavam-se especulações (dai o nome do período) para se descobrir a origem desses povos desconhecidos e de culturas muito diferentes.
O segundo período dito como descritivo-clasificatório distingue do anterior pela ênfase na descrição dos materiais e obras monumentais de forma empírica e sistemática, o financiamento acadêmico reforçou a arqueologia como ciência, que tinha como foco a busca pela ratificação das sagradas escrituras

Relacionados