Resenha: questãosocial e serviço social

577 palavras 3 páginas
Resenha do texto: Questão Social e Política Social – Elaine Behring
Questão social e política social
* As políticas sociais e a formatação de padrões de proteção social são desdobramentos e até mesmo respostas e formas de enfrentamento ás expressões da questão social.
* David Harvey – defende que existe uma superpopulação relativa sobrante – que ganha destaque o persistente desemprego estrutural.
* Se o trabalho é o elemento decisivo que transfere e cria valor, então este processo se refere sobretudo à produção e reprodução de indivíduos, classes sociais e relações sociais: a política e a luta de classes são elementos internos à lei do valor e a compreensão da questão social .
* Se a sua base material é a produção e o consumo de mercadorias, sinalizamos que o trabalho enquanto atividade humana , é repleto de subjetividade, de identidade, de costumes e vida.
* Para o serviço social o debate sobre a questão social deverá passar por seu enfrentamento, na luta de classes e por sua historicidade, resultando nos “mapas”, das fotografias, da vigilância da exclusão, tão em voga nos dias de hoje.
Retomando a história: Na segunda metade do século XIX , a força de trabalho reagia à exploração extenuante, fundada na mais-valia absoluta, com a extensão do tempo de trabalho, e também à exploração do trabalho de crianças, mulheres idosos. A luta de classes irrompe contundente em todas as suas formas, expondo a questão social: a luta dos trabalhadores em greve e manifestações em torno da jornada de trabalho e também sobre a força de trabalho – o salário que deveria garantir “os meios de subsistência necessários à manutenção do seu possuidor”, o que tem a ver com as necessidades básicas com seu comportamento histórico e moral (Marx, 1988).
* As estratégias burguesas para lidar com a pressão dos trabalhadores, que vão desde a requisição da repressão direta pelo Estado, até concessões formais pontuais na forma das legislações fabris, mas em geral seguidas pela

Relacionados

  • ciencias sociais
    4714 palavras | 19 páginas
  • Filosofia
    50964 palavras | 204 páginas