Resenha questões de arte - cristina costa

Páginas: 7 (1561 palavras) Publicado: 10 de junho de 2013
COSTA, Cristina. Questões de Arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico. 2º ed. Reform. São Paulo: Editora Moderna, 2004.
Resenhado por: Kelvin Ribeiro¹

Maria Cristina Castilho Costa, mais conhecida por Cristina Costa, possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), Mestrado (1985) e Doutorado (1990) em CiênciasSociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo. É Livre-Docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Atualmente trabalha como Professora Associada da Universidade de São Paulo, Presidente da Comissão de Pesquisa da ECA/USP, Coordenadora do Curso de Especialização Lato 
Sensu Gestão da Comunicação, Coordenadora do Curso deEspecialização Lato Sensu Educomunicação: comunicação, mídias e educação; e editora da Revista Comunicação & Educação. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Artes e Comunicação,  atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, arte, educação, sociologia e comunicação digital. É coordenadora do NPCC - Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura da USP e do Projeto Temático -Comunicação e Censura - Análise teórica e documental 
de processos censórios a partir do Arquivo Miroel Silveira da ECA/USP, com apoio da FAPESP.

-

Questões de Arte: o belo, a percepção e o fazer artístico caminha por vários tipos de linguagem artística até encontrar um conceito que englobe todos os artistas. Mas deixa sempre claro que arte é sentimento e expressão. Uma leitura que procura mesclarentre o passado e o presente para organizar um entendimento universal. Mostrando vários segmentos artísticos e várias obras que iam contra os mesmos, para mostrar que ambos marcaram sua evolução histórica. O Belo e o Bonito se fazem presente tornando-se a questão principal do livro, o que é arte e o que não é, caminhando para todas as questões artísticas e desvendando qualquer tipo de expressãodo homem.

-

Cristina Costa começa abordando em seu livro o tema da Arte na Vida Social, um olhar diferenciado em cima da sociedade. Mostrando no contexto histórico a união da arte com a sociedade, religião e poder. E como a arte ajudou o homem a se expressar e prevalecer sobre outras pessoas. Para isso ela da o exemplo dos castelos medievais que possuíam uma cúpula voltada para o centro,representando poder. Já as igrejas católicas, em contrapartida, construíram cúpulas que tentavam alcançar o céu, representando um poder mais perto de Deus. Num período onde a Igreja passou a exercer figura política. Porem, a sociologia da arte abrange também temas como a filosofia, história e psicologia, tentando despertar o criativo dentro de cada pessoa. E a autora ainda sugere um estudo maiorsobre a sensibilidade nas cores, formas e imagens para uma capacidade maior de expressão por meio dos elementos.
Logo mais Costa fala sobre o Belo, e a ligação que a arte tem com o sentimento. Mostrando aquilo que desperta prazeres e emoções, chamados de prazer do belo ou prazer estético, e a forma como nos comunicamos com nossos sentimentos através de experiências físicas. Mas mostra em seusestudos que existem várias formas de apreciar uma arte e ter uma fruição. Pois o modo como a pessoa se sente diante de uma obra irá variar de acordo com seu estudo, vivência, religião, cultura e educação. Tendo cada um uma análise subjetiva. Costa fala também que é necessário sair de si para entrar na obra, pois não adianta apenas olhar, a pessoa tem que projetar-se na arte e senti-la, pois esse é oobjetivo dela. Expressão de Sentimentos.
Dando continuidade ao assunto a autora começa uma trilha pelos movimentos artísticos, seguindo uma ordem cronológica de acontecimentos. Para poder explicar como a arte surgiu e evoluiu no tempo, pois em cara período ela se transformou e teve características próprias. Moldando-se ao período histórico em que foi expressa.
Logo mais ela mostra sua grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha: livro questoes de arte
  • Questoes de arte cristina costa
  • Resumo Questões de Arte
  • Questões de Arte – o belo, a percepção estética e o fazer artístico
  • Resenha Cristina Costa
  • Resnha: LIVRO: QUESTÕES DE ARTE CRISTINA COSTA ED.MODERNA, SÃO PAULO, 2004.
  • Resenha do livro Questões de Arte
  • resenha do livro questões de arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!