resenha publictária

1413 palavras 6 páginas
Resenha do livro:
Redação Publicitária: a prática na prática
Autor: Zeca Martins
Bruna Andrade Borges*
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo desenvolver uma resenha crítica do livro
Redação Publicitária: a prática na prática (Atlas), de Zeca Martins
A obra é dividida em quatro partes (O Escrevedor; O aprendiz; O artesão; O
Esforçado) nas quais o autor se volta para os professores, estudantes e os jovens profissionais de Publicidade e Propaganda e de Comunicação Social em geral.
Cheio de frases no imperativo, a função do livro não é ensinar truques, pelo contrário, é de mostrar caminhos e Zeca Martins, um paulistano graduado em
Propaganda e Marketing pela ESPM, soube fazê-la brilhantemente ao deixar de lado formalidades e trazer aos textos frases claras, exemplos práticos e exercícios que estimulam a criatividade do leitor.
Agora, daremos início à resenha que será apresentada em quatro tópicos correspondentes às fases do livro.
O Escrevedor
A primeira parte do livro traz, como o próprio autor diz, capítulos sobre as características de que o profissional redator publicitário não pode prescindir.
Como o título já menciona, a parte I falará arte de escrever e, mais, de quem escreve. Zeca alerta o leitor de que ser um redator publicitário não é tão fácil como costuma parecer. A profissão é cercada de muitos mitos e as recompensas não são as melhores. O redator precisa escrever muito, não se espera outra coisa dele. Além disso, a diversidade de assuntos não tem limites e, para isso, o profissional precisa saber sobre vários deles, não ter preguiça de pesquisar e estar de olhos atentos para tudo.
Irreverente, Zeca Martins trata, muitas vezes, com graça e ironias a profissão, mostrando que é um trabalho árduo, demorado e cansativo. Traz alguns exercícios e situações que podem vir a acontecer no cotidiano de redatores publicitários.
Para finalizar, o autor enfatiza que é importantíssimo que o redator tenha
“obsessão pela informação”.

Relacionados