Resenha: Psicologia industrial, Organizacional e do Trabalho.

Páginas: 3 (705 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE – CARUARU
DISCIPLINA: PSICOLOGIA PARA ADMINISTRAÇÃO




Resenha: Psicologia industrial, Organizacional e do Trabalho.

Apsicologia industrial foi a primeira forma adotada no inicio do século XX quando revolução industrial já havia consolidado e o taylorismo começou a entrar em cena. Nesse período a psicologia estavavoltada para o trabalho nas indústrias que procurava medir o limite de esforço dos trabalhadores, para assim criar quotas de produção; se encarregava das práticas de seleção e colocação profissional,além da orientação vocacional baseada em testes e estudos sobre condições de trabalho visando aumentar a produtividade, que por sua vez obteve resultados positivos para o aumento da lucratividade dasindústrias através de controle mais elaborado do processo produtivo e aumento da eficiência.
Uma das limitações da Psicologia Industrial foi o fato de, ter colocado em destaque os fatores sociológicos epsicológicos (ambiente social no local de trabalho) esquecendo diversos aspectos, também importantes, como os níveis salariais, níveis de interesse por determinadas tarefas, a cultura organizacionale as relações entre trabalhadores e entre estes e os gestores. Neste momento a psicologia buscava se firmar como ciência, distanciando-se da filosofia e fisiologia tendo como pilares o behaviorismo, ofuncionalismo e a psicologia das diferenças individuais.
Um dos principais precursores desses trabalhos foi Hugo Münsterberger, psicólogo, cuja obra mais significativa foi Psychology and IndustrialEfficiency publicada em 1912 que apresentava o estudo da produtividade em função do esforço. Depois com os estudos de Hawthorne houve uma mudança na forma de encarar as relações de grupo através daintrodução do estudo das Relações Humanas, mas não necessariamente uma mudança nos processos de produção, apenas agregando uma nova forma de entender como as relações informais trabalhavam junto às...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha psicologia organizacional e do trabalho
  • Resenha Psicologia Organizacional
  • Resenha psicologia organizacional
  • Resenha de psicologia organizacional
  • Resenha de psicologia organizacional
  • Breve historia da psicologia industrial / organizacional
  • PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL (INDUSTRIAL) PSICODRAMA PSICOLOGIA CLÍNICA
  • Psicologia Organizacional do Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!