Resenha - Psicologia da Educação

Páginas: 3 (583 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Universidade Federal de Alagoas
João Paulo Tenório da Silva Santos – Química Licenciatura/2º Período
Resenha Crítica
O poder econômico é mantido pelos indivíduos que possuem o dinheiro e os bensnecessários. A agência econômica pode ser apenas um indivíduo ou uma grande instituição muito bem organizada, como, por exemplo, uma grande multinacional. O detentor dessas riquezas, seja um indivíduoou uma instituição, usa esse controle econômico em prol de seus interesses.
Da mesma forma que culturas não aceitam outras. Os detentores do capital também se organizam para proteger seus bens.Temos o contra controle, onde o poder econômico é usado em favor do possuidor. E o grupo na maioria das vezes, condena o uso excessivo do dinheiro e aprova o uso para obras de caridade.
Percebemos aíque o fator econômico é um grande reforçador do comportamento humano, mas, claro que, ele tanto pode ser um estímulo ou um reforçador.
Vemos na educação um meio de estabelecer comportamentos noindivíduo, comportamento esses que serão utilizados para ações socialmente úteis.
A família também é considerada uma agência educacional, pois, ela é responsável por educar o indivíduo no início de sua vida,é ela quem o ensina a, por exemplo, falar e caminhar. Para educar ela faz de uso de reforçadores primários, como a fome, e usa, também, reforçadores condicionantes, como atenção. Algumas vezes afamília educa com uma finalidade, a de sentir orgulho daquele membro que depois do processo de educação se torna um indivíduo útil. Vemos esse processo nas esferas religiosas, econômicas e governamentais,onde os estímulos sempre tem um objetivo final, que é o de ter alguma resposta final de todo o processo.
A instituição educacional é uma agência educacional mais explícita. Formada porprofissionais que recebem um reforço primário que é o econômico. As instituições giram em torno de uma mesma justificativa, a de continuar a educação familiar.
O reforça educacional na instituição escola são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do Livro Psicologia da Educação
  • Resenha do livro psicologia da educação – capítulo ii
  • RESENHA PSICOLOGIA
  • Psicologia da educação
  • psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!