resenha psican lise I

887 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
PRÓ-REITORIA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA

RESENHA: INIBIÇÃO, SINTOMA E ANGÚSTIA
Obras completas de Sigmund Freud,Volume XVII. São Paulo:Companhia das letras,2014.

NEIVA LIDYANE DA SILVA GOMES

Vassouras, 27 de abril de 2015

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
PRÓ-REITORIA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA

ESTÁGIO ESPECÍFICO

NEIVA LIDYANE DA SILVA GOMES

Resenha do texto de Sigmund Freud: Inibição, Sintoma e angústia. Apresentado como parte da avaliação do Estágio Específico em Teorias Psicanalíticas ao Curso de Psicologia da Universidade Severino Sombra.

Supervisor: Adilson Novaes

Vassouras, 27 de abril de 2015
No presente texto, Freud modifica a sua teia que sustentava que a angústia se originava na libido e começa a identificá-la como uma resposta a uma condição de trauma ou ameaça. O assunto da angústia compõe o tema central neste texto, sendo abordadas ainda as formas de resistência, a diferença entre repressão e defesa e a analogia entre angústia, dor e luto.
Para o senso comum não há diferenciação clara entre sintoma e inibição. Mas, logo de inicio para delimitar os conceitos de inibição e sintoma, podemos afirmar que suas origens não são partilhadas. A inibição está relacionada a função e pode ser ou não patológica. Já o sintoma demonstra um inquestionável processo patológico. Sendo assim, a inibição pode em alguns casos ser um sintoma. Podemos ainda articular a ligação entre inibição e angústia, uma vez que esta se produz pelas sucessivas inibições a realização de funções, cuja execução causaria angústia. Freud utilizou quatro exemplos com o intuito de demonstrar de que forma a inibição está ligada à função: *Função Sexual: Onde pode ocorrer impotência psíquica, ressaltando que os quadros apresentados ( falta de ereção,ejaculação precoce... ) constituem-se sintomas. *Nutrição: Os distúrbios mais comuns são anorexia,

Relacionados

  • ABNT
    26248 palavras | 105 páginas
  • historia da psicologia
    220135 palavras | 881 páginas
  • Fundamentos psican liticos David Zimmerman
    296706 palavras | 1187 páginas