RESENHA PROPAGANDA IDEOLOGICA

2085 palavras 9 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS Uni-ANHANGUERA
COMUNICAÇÃO SOCIAL- PUBLICIDADE E PROPAGANDA
GABRIELA ARAÚJO CORRÊA
RESENHA DESCRITIVA: O QUE É PROPAGANDA IDEOLÓGICA (NELSON JAHR GARCIA)
GOIÂNIA
2014
RESENHA DESCRITIVA
Gabriela Araújo Corrêa
Obra Resenhada: O QUE É PROPAGANDA IDEOLÓGICA
Autor: Nelson Jahr Garcia
Local da Publicação: São Paulo
Editora: Brasiliense
Data: 1982
Edição: 9.a. edição
Tamanho: 90 p
Resumo: A propaganda pode ser dividida em diversos tipos, política, religiosa, institucional, comercial, entre outras. A propaganda ideológica, tema tratado no livro de Garcia, é provavelmente o tipo mais complexo de propaganda, pois mexe com o imaginário, forma ideias, convicções e tenta, ás vezes formar uma opinião imposta.
Palavras-chave: Propaganda, Ideologia, Propaganda Ideológica, Ideias.
INTRODUÇÃO
Diferente da propaganda comum que busca explicitamente vender produtos, criar imagens ou obter votos, a propaganda ideológica é bem mais complexa. Voltada para a formação de ideias e convicções dos indivíduos, ela age no sentido de conduzir o comportamento social. Questionando e esclarecendo o processo de formação, ação e eficácia dessa propaganda.
A utilização da propaganda ideológica visa principalmente difundir ideias, comportamentos, etc.
Esse tipo de propaganda era muito usada no Nazismo, na Segunda Guerra Mundial. Um grande exemplo era a propaganda “I WANT YOU” que foi usada pelos EUA na tentativa de difundir a ideia de que o país precisava de soldados na guerra.
OS DIFERENTES TIPOS DE PROPAGANDA
PROPAGANDA POLÍTICA
Não se sabe ao certo desde quando existe a propaganda política, mas indícios dizem que ela foi criada desde que existem os políticos em busca de votos, ou seja, desde que existe a democracia, seja ela por inteiro ou trabalhada por parte de um grupo ou sociedade. Embora o termo “propaganda política” não tenha sido criado até o ano de 1622, algumas técnicas de persuasão já haviam sido usadas regularmente ao longo da

Relacionados

  • Pesquisa de opinião de mercado
    128645 palavras | 515 páginas
  • idade media
    181240 palavras | 725 páginas