RESENHA PROPAGANDA IDEOLOGICA

Páginas: 9 (2085 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS Uni-ANHANGUERA
COMUNICAÇÃO SOCIAL- PUBLICIDADE E PROPAGANDA
GABRIELA ARAÚJO CORRÊA
RESENHA DESCRITIVA: O QUE É PROPAGANDA IDEOLÓGICA (NELSON JAHR GARCIA)
GOIÂNIA
2014
RESENHA DESCRITIVA
Gabriela Araújo Corrêa
Obra Resenhada: O QUE É PROPAGANDA IDEOLÓGICA
Autor: Nelson Jahr Garcia
Local da Publicação: São Paulo
Editora: Brasiliense
Data: 1982
Edição:9.a. edição
Tamanho: 90 p
Resumo: A propaganda pode ser dividida em diversos tipos, política, religiosa, institucional, comercial, entre outras. A propaganda ideológica, tema tratado no livro de Garcia, é provavelmente o tipo mais complexo de propaganda, pois mexe com o imaginário, forma ideias, convicções e tenta, ás vezes formar uma opinião imposta.
Palavras-chave: Propaganda, Ideologia,Propaganda Ideológica, Ideias.
INTRODUÇÃO
Diferente da propaganda comum que busca explicitamente vender produtos, criar imagens ou obter votos, a propaganda ideológica é bem mais complexa. Voltada para a formação de ideias e convicções dos indivíduos, ela age no sentido de conduzir o comportamento social. Questionando e esclarecendo o processo de formação, ação e eficácia dessa propaganda.
Autilização da propaganda ideológica visa principalmente difundir ideias, comportamentos, etc.
Esse tipo de propaganda era muito usada no Nazismo, na Segunda Guerra Mundial. Um grande exemplo era a propaganda “I WANT YOU” que foi usada pelos EUA na tentativa de difundir a ideia de que o país precisava de soldados na guerra.
OS DIFERENTES TIPOS DE PROPAGANDA
PROPAGANDA POLÍTICA
Não se sabe ao certodesde quando existe a propaganda política, mas indícios dizem que ela foi criada desde que existem os políticos em busca de votos, ou seja, desde que existe a democracia, seja ela por inteiro ou trabalhada por parte de um grupo ou sociedade. Embora o termo “propaganda política” não tenha sido criado até o ano de 1622, algumas técnicas de persuasão já haviam sido usadas regularmente ao longo dahistoria. Segundo a Bíblia conta, havia um rei da Assíria que usou a propaganda do medo em uma tentativa de persuadir o Reino de Judá a render-se. Diz-se ainda que Júlio César promoveu as “Guerras Gálicas” para o fim expresso de impulsionar sua carreira, aumentando seu poder e expandindo sua reputação, ou seja, uma espécie de propaganda.
PROPAGANDA RELIGIOSA
Adorar um deus, uma imagem ou algo superiorjá vem desde os primórdios da humanidade, e a propaganda em torno disso começou a tomar forma a milhares de anos atrás. Os missionários trabalharam por séculos para recrutar pessoas que pudessem crer em seus respectivos credos, seja através da eficiente propaganda “boca a boca”, ou através de pôsteres ou da mídia difundida. A propaganda religiosa também tem a missão de espalhar ideais sobrequestões e assuntos específicos de moral e ética, incluindo temas como a homossexualidade, o aborto, a doação de sangue e o ensino da religião nas escolas. Ainda dentro da propaganda religiosa, encontram-se as seitas, que investem pesado nesse tipo de publicidade para influenciar fortemente pessoas que acreditem nos ideias defendidos pelas seitas e que estejam ou fiquem, com o tempo, dispostas a fazer oque os lideres destas seitas bem entenderem.
Geralmente as seitas, assim como algumas religiões usam táticas polemicas para influenciar as pessoas, como a lavagem cerebral, onde os lideres dessas religiões fazem de tudo para que o fiel deixe de crer naquilo que acreditava antes de entrar para a seita ou religião e passem a adotar métodos ou fazerem coisas em que em sã consciência não fariam. Umbom exemplo disso são os suicídios coletivos que muitas seitas promovem geralmente esses suicídios tem o intuito de elevar as almas das pessoas para perto de um ser maior. Essa proposta faz com que muitas pessoas acabam se matando acreditando na promessa de até mesmo uma “vida eterna”. Cada vez mais as propagandas religiosas tomam conta da mídia, principalmente da televisão, pois emissoras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Propaganda ideológica
  • Propaganda ideologica
  • Propaganda Ideologica.
  • Propaganda ideológica
  • Propaganda Ideológica
  • Propaganda Ideológica
  • Posicionamento crítico – propaganda ideológica
  • Propaganda (resenha)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!