RESENHA: PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PROFESSORES: CONHECIMENTOS, SABERES E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA

674 palavras 3 páginas
RESENHA: PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PROFESSORES: CONHECIMENTOS, SABERES E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA

PUENTES, Roberto V., AQUINO, Orlando F., NETO, Armindo Quillici. Profissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessários à docência. Ed. UFPR. Educar, Curitiba, n. 34, p. 169-184, 2009.

Ao abordarem a perspectiva em relação à profissionalização dos professores, os autores propuseram classificações, tipologias diferentes acerca dos conhecimentos, saberes e competências requeridas ao docente. O texto apresenta estudos de diversos autores que vêm, ao longo das últimas década, pesquisando este universo tão amplo que é o da escola. A educação, nos EUA, inicialmente; na Europa e já no Brasil tem passado por reformas que englobam todo o ambiente escolar e até mesmo a formação dos professores, que, atualmente, é entendida e difundida como contínua. No que diz respeito à formação e profissionalização dos professores; os saberes, conhecimentos e competências necessários à profissão docente merecem destaque nesta discussão. A abordagem neste sentido, visa a melhoria na formação dos professores, que não devem ser vistos, apenas, como quem transmite informações. Shulman (1987) destaca pelo menos sete categorias da base de conhecimentos dos professor, a saber:

1) conhecimento do conteúdo; 2) conhecimento pedagógico ... 3) conhecimento do currículum ... 4) conhecimento dos alunos e da aprendizagem; 5) conhecimento dos contextos educativos ... 6) conhecimento didático ... 7) conhecimento dos objetivos, as finalidades e os valores educativos, e de seus fundamentos filosóficos e históricos. (SHULMAN, 2005, p.11).

A abordagem de cada conteúdo, a metodologia a ser usada na exposição de cada disciplina, as particularidades e dificuldades que cada assunto carrega devem ser levados em conta na formação do professor e no exercício da docência a fim de facilitar, bem como proporcionar ao aluno e ao professor uma apresentação mais

Relacionados

  • Resumo de expectativas da educação étnico-racial
    203807 palavras | 816 páginas