Resenha - PORTUGUÊS: O CERTO E O ERRADO NO ENSINO DA LÍNGUA

716 palavras 3 páginas
PORTUGUÊS: O CERTO E O ERRADO NO ENSINO DA LÍNGUA
Fabiana C.L. Alves.

POSSENTI, Sírio. Primeira parte. In: ______. (Org.). Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996, 15 – 53. (Coleção Leituras no Brasil).

(...) É que, para que o ensino mude, não basta remendar alguns aspectos. É necessário uma revolução.
(POSSENTI, 1996, p.16)

Em Por que (não) ensinar gramática na escola, Sírio Possenti propõe discussões em torno do ensino da gramática na escola, tais como ensinar ou não a gramática e como ensinála. Sugere, ainda, uma reflexão sobre o papel da gramática na produção de saberes e conhecimentos técnicos. Doutor em lingüística e professor no departamento de lingüística da
Unicamp1, Possenti é autor de várias obras voltadas para o ensino, sendo a área de suas pesquisas, o discurso.
Na primeira parte do livro, o pesquisador apresenta teses relacionadas ao problema do ensino da língua materna, que se praticadas podem trazer melhorias ao aprendizado. Essas teses visam romper com conceitos e preconceitos quanto ao ensino da gramática. Possenti afirma existir uma necessidade de reformular o ensino da língua materna, porém, alerta que para alcançar esse objetivo, não basta apegar-se a ‘remendos’, isto é, soluções para pequenas partes ou fracassos no ensino da língua, antes, é preciso de uma ‘revolução’ que atenda o todo. Para isso, o autor defende uma mudança na concepção de língua e do ensino dela, faz considerações sobre o papel da escola, o sujeito do aprendizado e os aspectos da língua.
Ao contrário do que o título do livro sugere com o (não) entre parênteses, Possenti não retira da escola o dever de ensinar gramática, apenas revê como esse ensino deve acontecer.
De acordo com o autor, o ensino tradicional do português é metódico e, quase sempre, desconsidera o conhecimento prévio do aluno, e assim, inicia o processo de aprendizado do princípio, como se o aluno não falasse a língua. Dessa forma, além de

Relacionados

  • Compreender o Behaviorismo William Baum
    157092 palavras | 629 páginas
  • Compreender O Behaviorismo William Baum
    157092 palavras | 629 páginas