Resenha. Por uma história do político

Páginas: 12 (2932 palavras) Publicado: 25 de julho de 2014
A Obra historiográfica escolhida para resenha é "Por uma história do Político". Esta obra do Politólogo e Historiador Frances Pierre Rosanvallon, faz uma reflexão sobre o uso do Político na História, trazendo outra visão sobre seu uso com uma chave de leitura a partir da questão democrática. Oferecendo uma alternativa metodológica para o Historiador do Político as abordagensclássicas como o Marxismo.
Rosanvallon nascido em 1948 é Historiador do Político e Politólogo. Ocupa hoje a Cátedra de História Moderna e Contemporânea no College de France. É integrante do Instituto Raymond Aron, escola teórica que voltaremos a ver na presente resenha.
O livro é na verdade uma coletânea de três artigos, dos quais o segundo e o terceiro são escritos por Rosanvallon. Segundo capítulo detítulo "por uma história filosófica do político" Publicado em 1996, de caráter metodológico. O terceiro capítulo "por uma história conceitual do político" foi artigo escrito em 2002 para uma aula inaugural onde Rosanvallon passou a ocupar a Cátedra de História Moderna e Contemporânea do Político do College de France.

1- A Democracia como Problema

O Primeiro capítulo é escrito peloHistoriador Cristian Edward Cyril Lynch que é doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, Professor da Escola de Ciência Política da Unirio. Professor do Programa de Pós-0Graduação em Direito e Sociologia da UFF e Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da UGF. Além de escrever o primeiro capítulo, Lynch também traduz para o português os dois artigos de Rosanvallon que compõe o livro.
Neste primeirocapítulo Lynch traça um panorama do resgate do político realizado pela historiografia francesa, este movimento que ficou conhecido como historia politica renovada. Lynch relembra o período onde a política era o centro das atenções da produção historiográfica, porém essa entrou em franco declínio na frança por ser considerada elitista psicologizante e sobre tudo acusada de não se adequar aospadrões científicos. Isso devido sobre tudo à emergência da escola dos Annales
A volta do político como foco das atenções dos historiadores ocorreu de diferentes formas e em diferentes escolas historiográficas. Com Skinner e Pockoc na Inglaterra, com Otto Brunner e Reinheart Kosselec na Alemanha, na França com Rene Remond. Em sua obra "Por uma história política" Remond faz um resgate do político, oautor se debruça sobre o conceito "político", mas não o define. Lynch aponta que para entender este conceito é necessário recorrer à tradição historiográfica do instituto Raymond Aron. Temos neste Instituto, construtores de uma teoria política “francesa”, como Raymond Aron, François Furret, Claude Lefort, Marcel Gauchet e Pierre Rosanvallon.
O Instituto Raymond Aron foi fundado em 1984 após amorte do homem que lhe empresta o nome por François Furret, que também é seu primeiro diretor.
O objetivo de Lynch é mostrar como essa Tradição Historiografica iniciada por Raymond Aron formulou uma teoria Política que ofereceu uma alternativa a visão ao marxismo.
O patrono desta escola teórica segundo Lynch é Toqueville. Pesquisadores do Instituto Raymond Aron tem como referencia teóricaobrigatória "A democracia na América" e O Antigo Regime e a Revolução . Dentre as ideias trazidas por Alexis de Toqueville, Lynch indica três como mais relevantes.
1-Compreensão da democracia como regime moderno
2-A Democracia é resultado de um longo processo de destruição da Aristocracia
3-Este processo pode conduzir a um regime autocrático ou a outro compatível com o liberalismo (referencia)Importante ressaltar que a leitura de Toqueville na frança é produto de um resgate, feito por Raymond Aron, como teórico da Democracia, em resposta a toda formulação da teoria política na frança que se iniciou durante a terceira república. Estes teóricos associaram o liberalismo à monarquia constitucional, por tanto, sua inclinação teórica tendeu ao pensamento positivista ou neojacobinista
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pensamento Político ao longo da História
  • HISTÓRIA DOS PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL
  • O pensamento político na história
  • pensamento politico na historia
  • Resenha: Os partidos politicos
  • historia do pensameno politico
  • História dos partidos políticos
  • Por um historia conceitual do politico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!