Resenha pnq (2009) - premiada volvo

412 palavras 2 páginas
ENGENHARIA ELÉTRICA

MURILO LEAL RA: 773470-0

GERSON CAMPARIM RA: A20IHB-0

RESENHA – PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE (PNQ) – 2009

Vencedora: Volvo Caminhões

A FNQ realiza, anualmente a premiação das empresas que praticam a Excelência em Gestão no Brasil, esta premiação recebe a designação de Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), e ocupa uma posição estratégica visando ser um Centro de Referência de Classe Mundial sobre excelência em Gestão.

A Volvo Caminhões foi campeã do prêmio máximo no Modelo de Excelência de Gestão (MGE), em 2009, modelo este, que é a ferramenta de avaliação no PNQ. Estudos apontam que as empresas das quais receberam este prêmio na sua gestão empresarial, obtiveram impactos positivos nos seus resultados financeiros, contudo as empresas não podem se acomodar no paradigma que não há mais nada a ser feito, pois deve-se buscar sempre melhores modelos de excelência.

A partir deste contexto, a Volvo desenvolveu uma estratégia em 2003 buscando a qualidade nos padrões do PNQ, mas o discurso inicial não era de "o prêmio ser uma meta principal, mas sim uma consequência", o foco era adotar as boas práticas recomendadas pelo MEG, buscando excelência e qualidade.

Para execução dessa meta, a alta cúpula de administração da empresa, decidiu criar vários conselhos de excelência alinhado ao MEG, sendo cada um desses conselhos responsaveis pelo bons resultados de suas equipes.

A busca pela excelência de qualidade, fermentou a empresa a praticar modelos de gestão nesses conselhos utilizando ferramentas como PDCA (Plan, Do, Check e Action) no dia a dia, além da prática do PDCL (Plan, Do, Check e Learning), método este, que foi se aprimorando a cada dia, e estimulando seus colaboradores a reverem suas práticas naturalmente.

O resultado deste trabalho iniciado em 2003, foi o reconhecimento em 2008 do exercício constante apresentado pela empresa utilizando a filosofia e práticas do MEG, no critério

Relacionados

  • Gestão da qualidade
    23230 palavras | 93 páginas