Resenha plt 111 cp 5

700 palavras 3 páginas
Cap. 5- O Novo contexto e seu Impacto no Processo Adaptativo- Inovativo das Organizações
Sob o titulo Um Mundo em Mudança examinamos as principais tendências em q eu operam as principais organizações. Comentamos do caráter das mudanças , algo que nos parece crucial: o ritmo, a velocidade com que tais mudanças se operam. As mudanças sempre existiram, entretanto, a velocidade com que elas operam, isto é inusitado. Basta atentarmos para um fator que muitas vezes nos passa despercebido: a compactação temporal, isto é, a redução do tempo decorrente entre uma invenção especifica e sua conseqüente exploração econômica.
Vejamos como exemplo o transporte: Por volta do ano 6.000 a.C., o transporte mais rápido era a caravana de camelos que se deslocava a 12 km/hr. Em 1.600 a.C., com a invenção do carro de rodas a velocidade foi aumentada para 30 km/hr, Foram necessários mais de 3.400 anos, para que chegássemos a primeira locomotiva a vapor, que desenvolvia 18 km/hr. Na década de 70, o homem rumou a lua, a incrível velocidade de 29.000 km/hr.
A explicação para tal desenvolvimento está vinculada ao avanço tecnológico, que se auto-alimenta e se auto-renova. Com a turbulência ambiental, caracterizada pela radicalidade com que se operam as mudanças no ambiente e a velocidade com que se processam, às empresas não é deixada alternativa a não ser empreenderem um processo de reestruturação de seu funcionamento.
A maioria das organizações continuam a atuar em moldes tradicionais, validos em um ambiente estável, onde turbulência, aceleração e inovação não faziam parte de seu contexto de atuação. Ou elas rapidamente se conscientizam da necessidade de implementar reformulações profundas em sua forma de atuação ou terão de ceder lugar a outras , mais conscientes e capazes de responder as exigências do novo milênio.
As mudanças rápidas do ambiente têm feito a necessidade de desenvolvermos sistemas cada vez mais aperfeiçoados. É que justamente por não dispormos de condições para

Relacionados

  • Propriedade intelectual
    405117 palavras | 1621 páginas