Resenha Pesquisa Operaional

2207 palavras 9 páginas
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CUTURA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE ADMINISTRÇÃO

MARIANA VIEIRA SOUZA

PESQUISA OPERACIONAL

LAURO DE FREITAS
2015
CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACINAL
CAPÍTULO 01

O termo “Pesquisa Operacional” foi utilizado pela primeira vez durante a Segunda Guerra Mundial para indicar o estudo sistemático de problemas estratégicos e táticos e o desenvolvimento de métodos para resolver esses problemas decorrentes de operações militares. Esse campo de análise de decisões tem como principais características: técnicas e métodos qualitativos por equipes interdisciplinares, procura determinar uma melhor utilização e otimizar as operações empresariais e utilização de “modelos” que permitem uma decisão ser analisa e testada antes de ser implementada.
Com surgimento de computadores na década de 1950 tornou possível desenvolver e utilizar novas metodologias para resolver uma grande variedade de problemas práticos, devido a sua capacidade de processamento, armazenamento e recuperação das informações. Á medida que a capacidade computacional foi crescendo, como por exemplo, criação de microcomputadores, tornou-se possível resolver problemas cada vez mais complexos. Essa tendência se observa até os dias de hoje.
Competição analítica é o uso de estatísticas e modelos de provisão para superar a concorrência. Para se manterem competitivos no mercado, a empresa deve ter a capacidade de analisar as forças do ambiente em que atua, que passam por constantes mudanças; a tecnologia de informação é um ferramenta que coloca a disposição da organização dados e informações necessárias sobre seu negócio, possibilitando qualquer tipo de analise que se deseje fazer. Por outro lado, ser competitivo é também diferenciar em relação aos de seus concorrentes, oferecer bons preços e ter baixos custos com a produção, identificar os consumidores mais leais e lucrativos, vender produtos commodities e por isso operar com

Relacionados

  • Administração
    20824 palavras | 84 páginas