Resenha pesperctiva sociologicas

3243 palavras 13 páginas
Página 2- Cap 1 A sociologia como Passatempo Individual
“ A escassez de piadas sobre sociólogos indica, evidentemente, que eles não ocupam na imaginação popular a mesma importância consignada aos psicólogos.”...”Quando perguntamos aos universitários, porque estão estudando Sociologia, é comum ouvir “porque gosto de trabalhar com gente”.
“O sociólogo é visto como uma pessoa empenhada profissionalmente empenhada em atividades edificantes para o benefício de indivíduos e da comunidade em geral”.
“...não estamos preocupados aqui com a morte da inocência, e sim com uma determinada imagem que é imprecisa e ilusória”.
Página 3:
“Conhecimentos sociológicos são importantes para qualquer pessoa envolvida com ação na sociedade. Entretanto, tal ação, não precisa ser particularmente humanitária...”/////////////
Comentários sobre o trecho acima://////////////////////
Se eu pertenço a um grupo, o quanto mais de dados eu tiver a respeito de algo que seja do meu interesse, melhor para mim. Por exemplo: se eu tenho 60 anos, parei de estudar aos 30, não fiz cursinho preparatório, e quero me inscrever para Medicina na UFRJ, de qualquer jeito. Quais as minhas chances de passar? Como calcular a possibilidade de eu entrar em Medicina, com mais certeza, estando eu nas atuais condições de estudo? Olho os dados que o vestibular passado divulgou, vejo qual o perfil do grupo de pessoas que constam na lista de aprovados, vejo qual o nível da média necessária para passar, e aí posso elaborar uma previsão se eu poderia passar ou não em Medicina, com as minhas habilidades atuais. ( vocês acham que tá certo este exemplo???)
“Trabalhar com pessoas pode significar retirá-las das favelas ou metê-las na cadeia, bombardeá-las com propaganda ou extorquir-lhes o dinheiro(legal ou ilegalmente).”
//////////Comentários do trecho acima://////////
Tudo depende do que será feito com os dados que o Sociólogo colheu e fez a tentativa de compreender. Hitler, com certeza, usou dados sociológicos, para

Relacionados