Resenha: "Perspectivismo e multinaturalismo na América Latina"

Páginas: 2 (434 palavras) Publicado: 19 de junho de 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
CURSO DE HISTÓRIA
INTRODUÇÃO A ANTROPOLOGIA – ARLEI SANDER DAMO
ALUNA: MARINA ALBUGERI DA SILVA


“Perspectivismo e multiculturalismo na América indígena”.In: A inconstância da alma selvagem – e outros ensaios de antropologia. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo.

A conclusão do autor no capítulo “Perspectivismo e multiculturalismo na América indígena” residena constatação que ao contrário do Ocidente, que tem a natureza como única e invariável e a cultura como múltipla e variável; para os ameríndios todos os seres – animais, plantas e espíritos – possuemuma mesma cultura e o que os diferencia é a sua natureza.
Eduardo Viveiro defende o conceito de perspectivismo ameríndio que trata-se da concepção, da maioria dos grupos indígenas da América, que associedades são compostas por seres que partilham uma cultura (espiritualidade/essência), mas que se diferenciam em seus corpos (natureza/biologia). Esse conceito ressalta que a humanidade não estárestrita somente àqueles seres que nós compreendemos como humanos, mas também seres não-humanos são dotados de humanidade.
Numerosas etnografias amazônicas se referem a uma concepção indígena segunda aqual a maneira como os seres humanos veem os animais, plantas, espíritos é muito diferente de como esses seres veem os humanos e a si mesmos.
Tipicamente os humanos veem os humanos como humanos e osanimais como animais. Entretanto os animais predadores e espíritos veem os humanos como animais de presa, e os animais de presa veem os humanos como espíritos ou animais predadores. E esses animaisse veem como humanos, e seus próprios hábitos e culturas são vista por eles como humanos. Ou seja, os animais são gente ou se veem como humanos. Tal visão está associada a ideia de que cada espécie éum envoltório a esconder uma forma humana, normalmente visível apenas aos olhos da própria espécie ou de certos seres transespecifícos, como xamãs. É importante ressaltar que esse pensamento não se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • "Perspectivismo e multinaturalismo na América indígena"
  • Resenha
  • Resenha De Moto Pela América Latina
  • Resenha as veias abertas da américa latina
  • Veias abertas da américa latina
  • Resenha: As veias abertas da America Latina
  • Resenha
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!